Três secretarias municipais de Maricá se uniram numa ação conjunta para marcar o Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta sexta-feira (05/06). As pastas de Cidade Sustentável e de Agricultura, Pecuária e Pesca forneceram à de Educação 150 mudas de árvores frutíferas e espécies nativas da mata atlântica, que foram distribuídas aos pais de alunos da Escola Municipal Marisa Letícia, em Inoã, com as cestas básicas entregues na unidade, que é uma das medidas de proteção social no combate à Covid-19. Entre as espécies estão pés de acerola, ameixa e caju e árvores como aroeira, pau-ferro e ipês roxo e amarelo.

A ação foi coordenada pelo gerente de Educação Ambiental da Secretaria de Educação, Marcus Lacerda. Segundo ele, outras ações ambientais devem ser realizadas nas próximas semanas, todas virtualmente. Entre elas, a divulgação de informações sobre as Unidades de Conservação e também de imagens de Maricá, com as quais cada escola irá trabalhar. “Claro que o ideal para nós era levar os alunos a esses locais, mas por enquanto o que podemos fazer é mostrar de longe”, disse.

A diretora da unidade, Lorimar Dornellas, revelou que o plantio das mudas e seu crescimento deverão ser acompanhados pelos alunos e relatado posteriormente durante as próximas aulas online. “Pedimos que fizessem uma espécie de diário das mudas que receberam. Através das mídias sociais, eles vão nos dar o retorno do crescimento delas”, explicou.