Limpeza na restinga - Foto: Fabrício Faqueco

Organizada pela Área de Proteção Ambiental de Maricá (Apamar), pelo Instituto Estadual do Ambiente (INEA) e pela Prefeitura de Maricá, através da autarquia de Serviços e Obras de Maricá (Somar), foi realizada nesta sexta-feira (05/06), em comemoração pela Semana Mundial do Meio Ambiente (celebrada do dia 31/05 ao dia 06/06) uma ação de retirada de resíduos sólidos da região de restinga do município. Ao todo cerca de oito toneladas de lixo foram recolhidos.

De acordo com Marcelo Marinho, gestor de projetos da Somar, além da limpeza da restinga, considerada uma importante área de proteção ambiental da cidade, a ação teve como objetivo conscientizar a população em relação ao descarte correto de resíduos.

“Por ser o Dia Mundial do Meio ambiente, foi organizada essa limpeza da restinga que é uma área de pouco movimento de pessoas, mas de muitos descarte de entulho. Além disso estamos orientando as pessoas e os moradores da região, a respeito do descarte correto dos resíduos produzidos por eles”, explicou Marcelo Marinho.

Queixas de moradores motivou a iniciativa. “Planejamos essa operação a partir de denúncias que recebemos de moradores e membros do conselho que atuam no INEA”, contou Anderson Rangoni, gestor da Amapar. “A restinga é uma área  importante de preservação no município e, por isso, essa parceria com a Prefeitura é fundamental para o cuidado e a conservação de toda a região. Inclusive já temos outra ação prevista que deve acontecer em breve referente a construções irregulares e invasões de áreas protegidas”, anunciou Rangoni.

Toda operação contou com a presença de duas tendas e maquinários próprios para a retirada e transporte do material recolhido. Fez parte da iniciativa uma equipe de trabalho reduzida, devido ao decreto de distanciamento por conta do Covid-19. A autarquia disponibilizou ainda uma unidade móvel de higienização com água e sabão, além de álcool 70% para a proteção do pessoal envolvido na operação.