Escola Municipal Mata Atlântica (Recanto de Itaipuaçu) - Foto Vinícius Manhães

A Prefeitura de Maricá começará a retomar, de forma gradual, as atividades do município nesta quinta-feira, 04/06. Mas, apesar disso, as escolas da rede pública do município permanecerão fechadas, como afirmou o prefeito Fabiano Horta, durante a live nesta terça-feira (03/06) nas redes sociais da Prefeitura.

De acordo com a secretária de Educação, Adriana Costa, a retomada das atividades não depende só de Maricá. “A gente precisa acompanhar o Estado do Rio e os demais estados. Até agora o estado optou por não reabrir, o que achamos corretíssimo. Não temos uma previsão de reabertura, vamos aguardar qual vai ser a determinação estadual e seguir”, explicou.

A não reabertura das escolas, ainda de acordo com a secretária, segue também uma determinação do ato do presidente da Mesa do Congresso Nacional, n° 42 de 27/05/2020, que estabelece normas excepcionais sobre o ano letivo da educação básica e do ensino superior. O ato determina a prorrogação da suspensão das aulas da educação básica e da educação superior pelo período de sessenta dias. A previsão de reabertura dependerá do posicionamento dos órgãos sanitários.

Todas as secretarias adaptaram às suas atividades com a chegada da pandemia da Covid-19. A Secretaria de Educação continua disponibilizando, com a entrega das cestas básicas e kits de limpeza nas escolas, o material impresso para que os alunos possam fazer atividades em casa. Além disso, cada aluno recebe também uma senha no ato da entrega do benefício para acessar uma plataforma onde a pasta disponibiliza diversas atividades escolares.

Para a advogada Jeane Lopes, de 44 anos, que tem dois filhos, Ana Julia Lopes, 12, e Luiz Lopes, 9, matriculados na Escola Municipal Barra de Zacarias, a iniciativa de enviar os exercícios impressos para a casa dos alunos foi a melhor solução.

“Meus filhos têm se adaptado perfeitamente às atividades propostas. Com certeza, pelo meu trabalho ser por meios eletrônicos, ficou mais fácil dar suporte a eles. Criamos um horário de estudo, uma rotina diária, dividindo assim, o lazer, o estudo e meu trabalho. As ferramentas disponibilizadas, a dedicação que tenho visto dos envolvidos, como os professores, para que cada criança consiga se enquadrar, está sendo elogiável”, comentou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here