Foto: Evelen Gouvêa

A Prefeitura de Maricá iniciou nesta sexta-feira (29/05) a colocação de três das quatro vigas de sustentação da ponte na Rua 53, em Itaipuaçu. A prefeitura informa que a última viga seria instalada nesta sexta-feira, mas a peça foi danificada em um acidente com a carreta que a transportava na restinga no dia anterior. O bloco foi devolvido pela prefeitura e uma nova peça será entregue para conclusão da instalação.

Os blocos têm 28 metros de comprimento e pesam 30 toneladas e são feitos de concreto protendido (técnica de construção que melhora o desempenho das estruturas utilizando todo o potencial do concreto).

A ponte tem cerca 30 metros de comprimento e 12,5 metros de largura. Além de passagem para carros, a estrutura terá também acesso para pedestres. Enquanto a obra não é concluída, foi montada uma ponte provisória para a travessia de pedestres.

“A ponte se torna um dos principais acessos ao Jardim Atlântico. Além da ponte da Rua 83, essa da Rua 53 dará vazão para o tráfego e mobilidade urbana de acesso à praia e melhorará a entrada no bairro”, explica Jorge Heleno, chefe de divisão de obras indiretas da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Para o aposentado Carlos Alberto Paiva, de 64 anos, a ponte vai beneficiar todos os moradores, sobretudo os idosos. “As pontes são muito distantes umas das outras. Então, se construir mais uma ou duas pontes já evita que as pessoas, principalmente os idosos, andem muito para pegar um sol na praia”, diz.

Morador da localidade há pouco mais de dois anos, Luiz Muniz, de 53 anos, disse que a ponte vai encurtar o seu trajeto em direção à praia. “Isso vai ser uma benção, principalmente para quem mora aqui do lado. Em alta temporada é ruim de chegar à praia pelos outros acessos por causa do excesso de carros de transitam por aqui”, acredita.