EM Mata Atlântica (Itaipuaçu) - Foto: Vinícius Manhães

No dia do aniversário de 206 anos da cidade, a Prefeitura de Maricá entregou à população nesta terça-feira (26/05) a remodelada Escola Municipal Mata Atlântica, no Recanto, em Itaipuaçu. A nova unidade escolar conta com duas quadras poliesportivas, salas de múltiplas atividades, salas de recursos, ateliês, salas de educação infantil com solarium (uma mini varanda para os alunos tomarem sol) e com banheiro, além de refeitório climatizado.

A escola tem capacidade para 420 alunos, desde maternal ao 5º ano do Ensino Fundamental, leva o nome de dois ex-professores da unidade que faleceram: o professor de Educação Física Guilherme Anastácio, cuja quadra poliesportiva leva seu nome, e a sala de Múltiplas Atividades, que homenageia a professora de Português Lilian Graça Tito Pereira.

“Essa escola linda que mais do que a memória, traz a visão e a sensibilização da esperança. Isso aqui muito em breve vai estar aberto com crianças correndo, brincando, estudando, com vida comunitária desse bairro. Ficamos satisfeitos de poder no dia de hoje entregar uma escola completamente remodelada. Isso é um ganho da cidade no seu aniversário”, disse o prefeito Fabiano Horta.

O prefeito aproveitou a oportunidade para explicar o aumento no número de casos confirmados da Covid-19. Segundo ele, não trata-se de um aumento de um dia para o outro, e sim, o acúmulo de resultados durante um longo período que precisam ser confirmados pelo Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ), vinculado à Secretaria Estadual de Saúde.

“Em primeiro lugar quero me solidarizar com todos e colocar a nossa dor comum. A doença tem crescido na quantidade de casos e a sobrecarga do Lacen tem feito que os resultados sejam postergados. Queria deixar esse recado”, esclareceu.

A Secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa falou da emoção de poder entregar a unidade reformulada. “É com orgulho e muita satisfação que estamos aqui hoje entregando esse espaço maravilhoso. Estamos sentindo falta dos alunos aqui nesse momento tão especial. Mas quero falar que quando vocês retornarem para cá, vocês terão essa escola linda com dois espaços para vocês brincarem. Que venham felizes de volta para a nossa escola assim que essa pandemia passar”, disse.

A diretora da unidade, Glaucia Viana disse estar emocionada com a unidade totalmente remodelada. “Hoje a palavra é gratidão. Isso aqui é uma realização de um sonho para quem morou na escola antiga. É uma pena a inauguração não poder ser com todos os alunos, mas tenho certeza que eles estão todos em casa eufóricos”, finalizou.