Foto: Marcos Fabricio

Por conta das ações do município de isolamento social para evitar o contágio da Covid-19, a finalização do cadastro para o Programa Mumbuca Futuro de 2020 está temporariamente suspensa. As atividades estavam programadas para iniciar este ano e aconteceriam no contraturno das escolas municipais. O programa, uma ação das secretarias de Economia Solidária e de Educação, terá continuidade após o fim da pandemia.

O Mumbuca Futuro contempla estudantes do ensino fundamental II, que queiram participar da iniciativa, com uma bolsa de 50 mumbucas (R$ 50) por mês para compra de livros e material.

Lançado em 2018, o Mumbuca Futuro atendeu em 2019 cerca de mil alunos do 9º ano do ensino fundamental. Este ano, o programa abrangerá estudantes do 6º ao 9º ano, que desejarem se inscrever, conforme o que estava previsto no cronograma apresentado desde o início.  Mas, devido à pandemia, a etapa de cadastramento tiveram que ser suspensas.

Além do crédito de 50 mumbucas mensais, o aluno recebe mais um crédito no valor de R$ 1.200 a cada ano cursado, desde que tenha frequência mínima de 75% nas aulas do programa. É importante destacar que o mesmo percentual de frequência é exigido em relação às aulas regulares.

“O programa Mumbuca Futuro tem uma metodologia voltada para a construção do saber coletivo, com base nos princípios da educação popular, na utilização de ferramentas lúdicas e na participação essencial dos estudantes. Estamos nos readequando à realidade e tão logo que o sistema de educação volte à normalidade, retomaremos as nossas atividades junto às escolas, em sintonia com a reorganização do calendário escolar”, explicou a subsecretária da Secretaria de Economia Solidária, Maria Gomes.

A implantação do projeto piloto “Mumbuca Futuro”, em 2018, foi dividida em seis módulos e atendeu as turmas de aceleração e a alunos do 6º ano. O objetivo do Mumbuca Futuro é introduzir o tema economia solidária junto aos alunos das escolas municipais e despertar nesses jovens um espírito de coletividade e empreendedorismo, através de novas alternativas de desenvolvimento, educação e economia.