As aulas do Pré-Enem Popular Iara Iavelberg, que busca preparar os alunos do Ensino Médio para as provas do Enem, começaram a ser ministradas na última terça-feira (05/05), com recorde de visualizações. Apenas no primeiro dia, 293 alunos acompanharam a aula ao vivo através da plataforma digital gratuita Educa Maricá (http://preenem.educamarica.com.br) e do Facebook. O alcance chegou a 7300 pessoas.

Nesta terça-feira, dia 12/05, acontecem a terceira e a quarta aulas do Pré Enem. Às 19h, o professor de geografia Filipe Fernandes vai falar sobre “Urbanização Geral”. Às 21h, o subsecretário de Educação Rodrigo Moura e a professora de português Anne Gabrielle Muniz (a Gabi Muniz) entram ao vivo para discernir sobre “Redação nota mil”.

Em sua 5ª edição, o Pré-Enem conta com 960 pessoas matriculadas. Inicialmente, a Secretaria de Educação havia destinado 900 vagas, e as aulas aconteceriam no Centro (600 alunos), Inoã (150 alunos) e Itaipuaçu (150 alunos). Mas, por causa da quarentena, a Prefeitura resolveu modificar não só a aplicação dos conteúdos, como ampliar o número de beneficiados, abrindo novas vagas.

“Essa é uma medida inclusiva, porque pela internet dá para alcançarmos mais pessoas ao mesmo tempo. Ainda temos 10 vagas para Itaipuaçu, 30 para Inoã e 50 para o Centro. Para participar das aulas, basta que o interessado faça sua inscrição através do Wattsapp, informando nome completo, CPF, e-mail, telefone e onde quer estudar”, explicou o idealizador do projeto, William Campos.

A inscrição deve ser feita de acordo com a região pretendida. Os telefones são: 96701-9527 (Thais Costa) para Inoã, 98170-8916 (Isabela Lopes) para Itaipuaçu e 97042-4683 (Amanda), 98638-3846 (Evelyn) e 98408-0708 (Isac) para o Centro.

Serão abordados os assuntos do Enem (história, biologia, geografia, física, matemática, português e redação), por isso não tem idade específica para estudar, basta ser morador de Maricá e ter vontade. “A gente posta às aulas sempre às 18h na plataforma e o aluno pode assistir no horário que quiser. Estamos fazendo uma adaptação no Pré-Enem, que vai passar a ter 50% das aulas digitais e 50% das aulas presenciais. A previsão é de que as aulas presenciais comecem só em agosto. Antes não volta”, frisou William.

Passado o período de isolamento social, as aulas serão ministradas na Escola Municipal João Monteiro (Itaipuaçu), na Escola Municipal Marisa Letícia Lula Da Silva (Inoã) e na Escola Municipal Carlos Magno Legentil de Mattos (Centro).

Segundo o coordenador, em março ele postou aulas testes para que os alunos se adaptassem.  “A gente foi preparando o aluno para começar, mas o início das aulas oficiais foi na semana passada”, concluiu.