Praça da Bandeira (Centro) - Foto: Vinícius Manhães

Com o intuito de reduzir a circulação de pessoas durante a noite por conta do isolamento social, a Secretaria de Iluminação Pública de Maricá está reduzindo e luminosidade de algumas áreas públicas de lazer da cidade que ainda apresentavam uma frequência alta nesses horários. A medida que reduz, em média 30% a iluminação, foi adotada em praças como a de Zacarias (na Barra), Ferreirinha e da Rua 70 (em Itaipuaçu), além das quadras polivalentes terem a iluminação permanentemente desligadas.

De acordo com a secretaria, ainda não há números concretos, mas já foi percebida uma diminuição na frequência dos locais onde houve a redução.

“Focamos nos locais onde ainda havia informação de muita gente indo à rua durante a noite. Logicamente é preciso zelar também pela segurança dos moradores e, por isso, parte da iluminação foi mantida para que não haja criminalidade”, ressaltou o secretário Leonardo Alvarenga.

A pasta tem ainda projetos para este ano, como a substituição das atuais lâmpadas nas ruas por peças de led, que são mais econômicas e garantem maior luminosidade. Para 2021, há a previsão de instalar luminárias num trecho de aproximadamente 20 quilômetros da rodovia RJ-106, que compreende o trecho urbano da via.

Pelo projeto, estão previstas 540 luminárias duplas com 1.080 lâmpadas que deverão beneficiar a parte que vai da descida do Calaboca até a segunda entrada da cidade, no Flamengo. A ação ainda depende de uma autorização do Departamento de Estradas de Rodagem do Estado e, em seguida, haverá um processo licitatório para sua execução.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here