Hospital Che Guevara - Foto: Vinícius Manhães

O Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, será inaugurado nesta sexta-feira (01/05), no feriado do Dia do Trabalhador, inicialmente com 35 leitos (20 de UTI, cinco de trauma e 10 de suporte), que, conforme a evolução do quadro da pandemia, poderão chegar a 70. O anuncio foi feito pelo prefeito Fabiano Horta nesta segunda-feira (27/04) na nova unidade hospitalar, ao lado da secretária de Saúde Simone Costa, em transmissão realizada pelas redes sociais da prefeitura.  

Fabiano também prorrogou as medidas de isolamento social na cidade até o próximo dia 10 de maio e determinou a criação de barreiras sanitárias nas entradas de Maricá com os municípios de Niterói, São Gonçalo, Saquarema e Itaboraí, entre quinta-feira (30/04) e domingo (03/05), para evitar aglomerações devido ao feriado do Dia do Trabalhador.

O prefeito afirmou que estuda a reabertura do comércio de forma gradativa e com horários diferenciados, de acordo com os produtos. A medida visa evitar aglomerações dos estabelecimentos. “As pessoas acham que a doença está vencida por não estar tendo muitas alterações no gráfico de casos da cidade. Mas, não está. Por isso, a necessidade continuarem no isolamento”, reiterou.

Outro anúncio feito pelo prefeito foi à obrigatoriedade do uso de máscaras para circular nas ruas da cidade, a partir da próxima segunda-feira, dia 4 de maio. “A prefeitura vai fazer um conjunto de doações de máscaras nas comunidades mais vulneráveis e nos transportes. Tenho percebido que as pessoas têm aderido ao uso da máscara”, disse.

Fabiano disse ainda vai batizar a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Inoã com o nome da auxiliar de enfermagem Denise Gomes, falecida no domingo (26/04), vítima do coronavírus. O prefeito lamentou a perda da profissional de saúde. “Ao colocar o nome de Denise na UPA, estamos prestando uma homenagem a todos os profissionais que tem atuado na luta contra a doença”, afirmou.

Finalizando o prefeito e a secretária de Saúde ressaltaram que o Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara não estará de portas abertas para o atendimento ao público. O encaminhamento dos pacientes será feito pelos três polos de atendimento – Centro, Itaipuaçu e Ponta Negra – de acordo com a gravidade. Destacaram que o Hospital Municipal Conde Modesto Leal (Centro) continuará funcionando normalmente, assim como as demais unidades de saúde do município.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here