A Prefeitura organizou uma força tarefa em todos os distritos com a participação das secretarias de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Transporte, Saúde (Vigilância Sanitária), e Desenvolvimento Econômico (Procon Maricá) para acompanhar o cumprimento pelo comércio das ações adotadas contra o COVID – 19.

Desde que a operação teve início em 08/04 até a última quinta-feira (23/04), cerca de 91 profissionais em média atuaram diariamente com o auxílio de 29 viaturas. Foram abordadas 2.941 pessoas e vistoriados 914 estabelecimentos. Destes, 129 foram fechados, 530 orientados a realizar alguma adequação, 182 notificados, 59 intimados e 14 multados.

Houve ainda 424 ações integradas, entre elas 225 ações corretivas pela fiscalização, 11 descartes de material por conta de produtos inadequados para o consumo, 204 intervenções em locais de aglomeração e 107 denúncias averiguadas através de ligações ou mensagens enviadas para o número 96809-1516.

Secretário de Ordem Pública e Gestão de Gabinete Institucional, Júlio César Veras Vieira explicou que a força tarefa tem eficiência maior. “A Guarda Municipal sozinha não podia multar nem fechar os estabelecimentos. Com a força tarefa, quando se chega ao local, tudo é avaliado com transparência e o empresário que insistia no descumprimento do decreto percebeu que medidas seriam tomadas e passou a fechar. Isso vem trazendo resultados muito bons. Óbvio que é uma ação que tem que ser feita diariamente, de segunda à sexta-feira das 8h às 18h”, avaliou. Nos fins de semana, a Guarda Municipal fica responsável por esse patrulhamento.