Foi realizada na tarde desta terça-feira (07/04) na Arena Mumbuca, no Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU), uma reunião entre o prefeito de Maricá, Fabiano Horta, secretários municipais e agentes das áreas de Postura, Procon, Vigilância Sanitária e Guarda Municipal.

O encontro teve como objetivo a criação de um grupo de gestão de crise que funcionará no prédio do Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGIM), a fim de se intensificar para os próximos dias as ações de cumprimento do decreto municipal que estabelece medidas para prevenção e monitoramento dos efeitos do coronavírus na cidade.

“Fizemos uma reunião com as secretarias que se vinculam a essa questão do isolamento no município para organizarmos uma grande frente nos próximos dias e com isso continuar sequenciando a dimensão da necessidade de isolamento e do cumprimento do decreto que estabelece o fechamento das atividades comerciais não essenciais em Marica”, explicou Fabiano Horta.

“Entendemos que esses 10 ou 15 dias futuros serão decisivos na evolução da doença e vamos intensificar as nossas ações nas ruas com toda razoabilidade do diálogo junto ao comércio da cidade. Mas é impossível tolerarmos aglomeração de pessoas. A ideia dessa reunião com todos com fiscais de postura e demais agentes é buscar otimizar equipes e grupos que vão ser muito pontuais e específicos na manutenção do isolamento social como uma necessidade para conter a pandemia na cidade”, completou o prefeito.

“Ficar em casa hoje é o que vai salvar muitas vidas. Quando isolamos todo mundo, evitamos que a doença seja transmitida e aí parece que o isolamento foi desnecessário, mas não foi. Hoje  as mortes ainda são números e queremos evitar que elas virem nomes na nossa boca, nomes de amigos nomes de familiares e isso só vamos conseguir através do isolamento”, frisou Fabiano.

“Acreditamos que com essa centralização de ações e demandas, centralização inclusive os telefones disponibilizados à população, iremos facilitar que todas as secretarias tenham clareza e ciência de tudo que está acontecendo e assim tenhamos o conhecimento do todo”, avaliou o secretário de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional, Júlio Veras.

“Diariamente teremos uma equipe, um comboio, em cada distrito de Maricá formado por agentes de todas essas áreas analisando todas as demandas e desenvolvendo diversas ações. Ou seja, um agente da guarda terá ao seu lado um agente da vigilância sanitária, um agente de postura que possa, por exemplo, infracionar administrativamente o comerciante que não respeitar o decreto”, explicou Júlio Veras.

“O dialogo é sempre a primeira arma. Tivemos aproximadamente quatro mil pessoas abordadas nesse primeiro período, temos mais de 800 estabelecimentos comerciais orientados e destes total, 400 deles foram fechados e estamos encaminhando para Posturas a relação de estabelecimentos que estão insistindo em abrir, ou seja,  são reincidentes e isso sem dúvidas nenhuma vai gerar consequências no que diz respeito à licença, ao credenciamento da moeda social Mumbuca e até mesmo impedimento do uso da linha de crédito prevista no  pacote social e econômico contra efeitos do coronavírus”, disse Júlio Veras.

“A pasta de Transportes, através de Posturas, passará a trabalhar integrada as demais pastas para conscientizar a população e principalmente o comércio de serviços não essenciais para que se mantenham fechados.  A população precisa entender as ações e a necessidade de cumprimento do decreto neste momento e para isso trabalharemos diariamente. Juntos faremos valer o decreto”, disse Claudio Monteiro, subsecretario de Transporte.