Começou nesta sexta-feira (03/04) a entrega de cestas básicas para alunos da rede pública de ensino de Maricá, que parte do pacote econômico de auxílio à população durante o período de isolamento social para evitar o contágio pelo novo coronavírus (Covid-19).

No primeiro dia, oito escolas municipais e duas estaduais iniciaram a distribuição. A abertura oficial ocorreu no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, onde o prefeito Fabiano Horta esteve rapidamente e depois seguiu para acompanhar a entrega em outras unidades. No mesmo local, as secretárias municipais Laura Costa (Assistência Social) e Adriana Luísa Costa (Educação) entregaram o primeiro dos cerca de 1.300 kits com alimentos e produtos de limpeza na unidade.

Serão entregues 31.400 kits como este para cada aluno nos próximos três meses, finalizando a primeira remessa até a próxima quinta-feira (09/04). No total, a quantidade é de quase 95 mil unidades neste período.

Adriana Costa fez questão de garantir que os pais não precisam se preocupar. “Temos cestas para todos, não há motivo para correria até porque é preciso evitar aglomerações. Incluímos ainda escolas estaduais e o IFF, do governo federal. Nosso governo estará presente onde houver atuação da rede pública, seja qual for a esfera, pois em todas há famílias com dificuldades”, ressaltou a secretária de Educação.

De acordo com a secretária de Assistência Social, o ato garante a segurança alimentar das famílias. “Isso é muito importante neste momento pois, além do básico de ter mantimentos em casa, sabemos que o coronavírus ataca o sistema imunológico das pessoas, o que quer dizer que quem se alimenta bem fica mais resistente”, avaliou Laura Costa, antecipando que a próxima etapa da distribuição será feita nos Centros de Referência em Assistência Social (CRAS), com a entrega de kits de limpeza a famílias que não têm filhos na rede pública.

Entre as pessoas que receberam as cestas no Centro, a sensação era de alívio por garantir a alimentação da família. “Isso vai me ajudar muito porque estou sem trabalho. Foi uma iniciativa excelente”, comemorou a autônoma Lucilene Santos, de 41 anos, que mora nas Pedreiras.

Já o atendente de farmácia Alexander dos Santos, de 45 anos, deu parabéns ao governo municipal. “Nunca houve isso aqui em Maricá, uma ajuda dessas. É uma grande ajuda para todos nós”, ressaltou ele, morador do Boqueirão. Do Caju veio a doméstica Elisângela Félix, que também levou seu kit. “Não esperava uma ajuda dessas, mas veio numa ótima hora”, elogiou.

Em Itaipuaçu, a recém-inaugurada EM Anísio Spindola Teixeira foi um dos locais de entrega onde, assim como no Centro, o movimento foi tranquilo neste primeiro dia. “Estou com quatro crianças em casa e isso vai ser muito bom para garantir a alimentação deles, também porque meu esposo é autônomo e não está trabalhando”, contou a acompanhante de idosos Márcia Tomás Pereira, de 40 anos, que mora em Itaocaia Valley e ainda ia buscar outro kit, através do filho que estuda na EM Rita Sampaio Cartaxo, no mesmo bairro.

Outra que saiu feliz foi a cabeleireira Josilene de Alcântara, de 46 anos, moradora do Jardim Atlântico. “O que tem aqui garante a mim, meu marido e minha filha durante um mês, é uma segurança para nós enquanto fico sem trabalhar”, disse ela.

Nascido e criado na mesma região, o ajudante de obras Ademir Diniz de Carvalho também celebrou a garantia de comida na mesa da família. “Ficou difícil para nós porque mesmo as obras particulares estão parando e, assim, não consigo receber. Com essa cesta, não vai faltar comida em casa”, afirmou.