A primeira das seis medidas previstas pelo Programa de Amparo ao Trabalhador (PAT), anunciado pela Prefeitura de Maricá como ações de compensação referentes as perdas econômicas causadas pela quarentena do novo Coronavírus, já se concretizou.

Cerca de 40 mil beneficiários do programa de Renda Básica de Cidadania (RBC) amanheceram nesta quinta-feira (26/03) com o alívio da antecipação do Abono Natalino. O benefício, no valor de 130 Mumbucas para cada atendido pelo programa, começou a ser liberado na noite de quarta-feira (25/03) pelo Banco Mumbuca. A previsão da Prefeitura é de que ao longo desta quinta-feira (26) todos os créditos sejam disponibilizados.

“Neste momento tão delicado de quarentena e combate ao Covid-19 o nosso esforço tem como objetivo atender a população mais pobre do nosso município e, por isso, estamos antecipando hoje (quarta-feira 26/03) o Abono Natalino no valor de 130 Mumbucas”, disse Jose Carlos de Azevedo, secretário de Economia Solidária.

“Trata-se uma medida importante, pois reforça o poder de compra da parcela mais vulnerável da população nesse momento de crise aguda causado pelo novo coronavírus. Além disso, por ser pago em Mumbuca, também representa um recurso adicional injetado na economia local”, completou Igor Sardinha, secretário de Desenvolvimento Econômico. Ainda de acordo com a pasta essa antecipação representa uma injeção de R$ 21 milhões na economia local.

“Como não podemos sair de casa para trabalhar essa medida da prefeitura vai ajudar muita coisa. Tenho 62 anos e preciso cuidar de mim e da minha família. Só saí de casa hoje para comprar alimentos, mas já estou voltando para minha quarentena”, garantiu Valdeci Peçanha, morador do Bairro da Amizade.

“Estou sem renda nenhuma por conta da quarentena e essa antecipação caiu para mim como uma luva. Uma medida como essa tem que ser comemorada, pois através dela muita gente em Maricá vai conseguir superar este momento tão delicado que estamos passando”, afirmou Maria do Carmo Pereira, de 66 anos, também moradora do Bairro da Amizade.

Já na avaliação de Renata Paixão, responsável e fiscal de um mercado na região central de Maricá, a antecipação do Abono Natalino, assim como as demais medidas anunciadas pela prefeitura, ajudarão pequenos e médios empresários a manterem seus estabelecimentos e, também evitará a demissão de funcionários.

“Para nós que trabalhamos no comércio uma iniciativa como essa é ótima. Bastou o beneficio ficar disponível hoje no Cartão Mumbuca para que o nosso movimento de clientes aumentasse. Se não fosse essa medida tomada pela Prefeitura o impacto negativo aqui no mercado seria muito grande”, avaliou Renata Paixão. “Além de conseguirmos manter o pagamento de nossos funcionários, até o momento, não temos a intenção de realizar nenhuma demissão”, ressaltou a fiscal.

É importante lembrar que para os próximos meses o conjunto de medidas na ordem de aproximadamente R$ 80 milhões para fomentar a economia do município e reduzir os efeitos financeiros e sociais causados pela pandemia do Covid-19 inclui ainda o aumento do benefício do cartão Mumbuca (130 para 300 mumbucas, equivalente a R$ 300), linha de crédito para comerciantes locais, adiamento do pagamento do IPTU para idosos acima de 60 anos, entre outros.