Foto: Michel Monteiro

A Secretaria de Saúde de Maricá comemora o sucesso da campanha de vacinação domiciliar de idosos contra o vírus Influenza (H1N1). Segundo a Secretaria de Saúde, foram aplicadas aproximadamente 5.500 doses em dois dias. Destas, 4.873 doses foram aplicadas apenas no 1º dia. O resultado do esforço das quase 30 equipes volantes encarregadas da aplicação foi comemorado pela secretaria e mostra que a grande maioria dos idosos entendeu a necessidade de aguardar em domicílio a chegada da vacina.

“Esse número foi surpreendente. Para se ter uma ideia, a quantidade de doses recebidas pelo Estado para iniciarmos a campanha de vacinação foi 5 mil. Chegamos perto de acabar com as doses enviadas apenas no primeiro dia. O que acontece é que a procura está enorme, muito acima das expectativas. Hoje, se nós tivéssemos mais 5 mil doses teríamos feito todas”, explicou a subsecretária de Saúde, Solange Oliveira nesta terça-feira (24/03).

Além da dose inicial distribuída pelo Estado, a cidade contava já com 473 doses da vacina guardadas. O quantitativo foi utilizado ao longo deste segundo dia pelas equipes das 24 unidades de Estratégia de Saúde da Família e por representantes dos programas PASI (Programa de Atenção ao Idoso), Reabilitação Domiciliar e Melhor em Casa, totalizando 30 carros rodando em todo o território.

“Da quantidade inicial de vacinas que nós tínhamos, todas estão zeradas. Mas a previsão para recebermos uma nova cota de 8 mil doses é esta quarta-feira (25/03). Essas vacinas virão do Rio e à tarde serão disponibilizadas para reiniciarmos esse processo de vacinação. Todos os idosos cadastrados receberão a visita da equipe em suas casas”, frisou a subsecretária.

Entre os idosos vacinados neste segundo dia estavam duas moradoras de Araçatiba. Olinda Ines da Silva Santos de 75 anos e Neusa Marlene Flores Pinheiro de 81 anos. “Maravilhosa essa ideia. Nós idosos não podemos ir aos postos de saúde, então eles estão vindo a nós. Isso é muito bom”, disse Olinda. “Excelente mesmo. A gente que é preguiçosa, não se dá ao trabalho de fazer nada”, comemorou Neusa.

Atualmente, a Estratégia de Saúde da Família do município conta com 15.030 idosos cadastros. Quem não participa de nenhum dos programas oferecidos e está na faixa etária citada, não precisa se preocupar.

Além de poder telefonar para o posto de Saúde mais próximo de casa e fazer o cadastramento, ainda pode recorrer aos números criados para esse fim. Ao entrar em contato pelo call center através dos números 99106-9298 e 2042-2284 é necessário informar nome, telefone, endereço e data de nascimento. Uma vez cadastrado, o idoso precisa aguardar que a vacinação chegue à sua região, já que as equipes montam as rotas por território.

A Secretaria de Saúde reforçou o apelo para que as pessoas não procurem os postos para tomar a vacina. “Essa questão do medo, do contexto do coronavírus, está fazendo com que as pessoas procurem de uma forma quase que irracional, não compreendendo que isso é um processo ao longo de algumas semanas. É importante ressaltar que não vai ser feito todo mundo de uma vez. A vacinação nas unidades não está sendo feita, porque a orientação é justamente evitar a aglomeração. É preciso permanecer em seus domicílios em isolamento social para evitar a exposição ao coronavírus no deslocamento e nas unidades de saúde. Todos vão receber a visita em casa, mas esta não é agendada, vai acontecer ao longo da campanha”, reforça Solange Oliveira.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here