Mais uma etapa do Programa de Qualificação Profissional da Secretaria de Trabalho de Maricá foi concluída nesta quarta-feira (11/03), com a entrega de 142 certificados de conclusão de cursos profissionalizantes de mecânico e eletricista de automóveis, serralheria em alumínio, fundamentos de eletricidade e assistente de logística portuária. Desde seu início, em 2013, o Programa de Qualificação já propiciou formação profissional a mais de três mil moradores de Maricá.

Os cursos, cujo conteúdo é provido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), foram ministrados nos pólos de qualificação de Itaipuaçu, Inoã e Condado e duraram de dois a quatro meses. Após a conclusão, os formados são encaminhados ao Sistema Nacional de Emprego, que possui um cadastro de vagas de trabalho.

“Antes os alunos precisavam buscar qualificação em outras cidades, e já há alguns anos eles têm essa possibilidade sem sair daqui”, afirma o secretário de Trabalho de Maricá, Frank Costa.

Rafaela Santiago mora em Inoã e se formou em mecânica de automóveis – antes, já havia feito cursos de solda e de tubulações – já visando o trabalho por conta própria. “Do meio do ano em diante, tenho planos de abrir uma oficina em que apenas mulheres trabalhem. Se isso não acontecer, pelo menos uma borracharia eu vou ter”, disse ela, destacando também a quebra de um velho preconceito: “Eu mexo no meu carro.  Não é porque sou mulher que vou ser enrolada pelo mecânico”, acrescentou.

Formado em assistente de logística portuária, Pedro Paulo Pacheco mora em Ubatiba e se interessou pelo curso por já trabalhar no ramo de logística e por mirar novas oportunidades no setor, com a promessa da instalação de um porto na cidade.

“Consegui a vaga no último dia antes do início das aulas e valeu muito a pena, os professores são excelentes e recomendo os cursos a todos os meus amigos. É uma  oportunidade única de obter qualificação de alto nível sem gastar nada”, afirmou, acrescentando que pretende ainda fazer mais cursos.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here