A Secretaria de Educação de Maricá iniciou na quarta-feira (11/03) o 1º Minicurso de Técnicas de Alfabetização para profissionais do Ensino Fundamental I. Em sete aulas presenciais, com apoio de uma plataforma de conteúdo online, professores e orientadores pedagógicos poderão aprimorar o processo de alfabetização na rede municipal de ensino.

Natália Coutinho, gerente do núcleo de formação da secretaria, afirmou que houve grande demanda pelo curso, levando a pasta a expandir as aulas, nas próximas semanas, para professores do Ensino Fundamental II e também abrir as aulas aos profissionais da rede privada de ensino de Maricá, para alunos do Ensino Normal e de graduação em educação.

“A ideia do curso não é engessar o professor em determinado método, mas apresentar as diferentes metodologias de alfabetização, pata que ele decida qual delas deve empregar. A alfabetização é uma área que está em constante evolução e é importante se atualizar”, explicou ela.

O gestor de Tecnologia da Informação da Escola Municipal de Administração (Emar), Bruno Vasconcellos, é o responsável pela plataforma online disponível para os alunos do curso. Segundo ele, todo o conteúdo – apostilas, testes, vídeos – estará disponível em caráter permanente, e haverá ainda um fórum de discussões, do qual todos os inscritos devem participar.

Professora há quinze anos e trabalhando na rede municipal desde o ano passado, Priscilla Peçanha sempre quis trabalhar na alfabetização, o que só conseguiu em Maricá. Ela se disse ansiosa pelas aulas. “Acredito que vou ser apresentada a muitas novidades da área de alfabetização, que está sempre evoluindo. As crianças têm muita vontade de aprender, eu noto isso em sala de aula, mas precisamos encontrar formas de engajar também os pais nesse esforço para que os alunos evoluam, e acho que o curso vai nos ajudar nisso também”, disse ela.