A Coordenadoria de Proteção Animal de Maricá realizou nesta segunda-feira (09/3) a primeira ação de castração móvel na cidade, que aconteceu na Lona Cultural de Itaipuaçu em parceria com a clínica Patas de Ouro. Um total de 100 cães e 100 gatos de ambos os sexos, que passaram pela cirurgia logo após a conferência dos documentos, tinham sido cadastrados através de triagens feitas em fevereiro na própria lona, na Praça do Ferreira e no condomínio ‘Minha Casa, Minha Vida’ de Inoã. A equipe responsável pelos procedimentos é composta por 15 profissionais, entre médicos veterinários e auxiliares.

De acordo com a coordenadora Milena Costa, toda a documentação do animal é checada antes da operação e ele é liberado logo depois de acordar. “A unidade móvel veterinária tem um centro cirúrgico completo e estamos atendendo de forma tranquila. Estamos programando novas ações”, garantiu ela, reforçando que o ‘castramóvel’ vai estar em Ponta Negra nesta terça (10), para o qual havia ainda 50 vagas disponíveis para gatos a partir das 8h. “Quem quiser levar seu bichano deve levar RG, CPF, comprovante de residência e de renda, além de ter mantido seu gato em jejum por oito horas”, lembrou a coordenadora.

Para o veterinário Anderson Delgado, responsável técnico da ação, outros municípios deveriam seguir o exemplo de Maricá para controlar as zoonoses e a taxa de natalidade dos animais. “A prefeitura está de parabéns por oferecer esse serviço gratuito à população de baixa renda, que muitas vezes não tem condições de arcar com o custo desse procedimento. Para nós é um orgulho participar”, disse ele.

Os donos de animais também estavam gratos pela iniciativa. “Tem muitos animais abandonados e dando cria sem parar pelas ruas. Isso aqui ajuda bastante a quem cuida deles, eu fiquei muito grata”, afirmou a dona de casa Fátima Regina, de 42 anos, moradora de Itaipuaçu e que levou vira-lata Spoky. Já Celi Marcelino da Silva, de 60 anos, aguardava a vez da poodle Pretinha, de 3 anos, contando que a pegou para criar quando ia ser largada na rua. “Isso facilitou muito para nós, ia ser difícil se não fosse essa ação”, avaliou.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here