Nem mesmo a chuva foi capaz de apagar o brilho e a alegria dos foliões presentes na Passarela do Samba Adélia Breve, na Avenida Abreu Rangel, no Centro, durante os desfiles das escolas de samba de Maricá neste sábado (29/02).

Superando todas as expectativas os Grêmios Recreativos Escolas de Samba Camisa Azul e Branco, Inocentes de Maricá, Unidos do Saco das Flores e Acadêmicos de Araçatiba quebraram um hiato de mais de 10 anos sem desfiles na cidade.

O evento, que já está confirmado para o carnaval de 2021, foi uma realização da Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Turismo, em parceria com a Liga das Agremiações Carnavalescas de Maricá (Lacam).

“O que acontece aqui hoje é um processo histórico de resgate dos desfiles das escolas de samba, das comunidades e da agregação social que há o entorno da feitura do carnaval”, afirmou o prefeito de Maricá, Fabiano Horta. “As escolas esse ano deram um show na avenida e estão alegrando a cidade. Isso é o carnaval, isso é cultura popular firmada na sua comunidade e na união das pessoas para construir no carnaval uma expressão cultural e social”, avaliou Fabiano.

“Eu nunca tinha visto escolas de samba desfilando em Maricá e estou achando tudo muito lindo”, disse Carolina Vitória, moradora de Ponta Negra.

“O carnaval de Maricá está sensacional. Eu já tinha curtido os blocos e agora estou muito surpreso com os desfiles das escolas de samba do município. Valeu apena esperar”, afirmou Rodrigo Lege, de 16 anos, também morador de Ponta Negra.

“Sou do Cacique de Ramos e vi aqui hoje só para prestigiar essa festa que está maravilhosa. Carnaval é investimento, é turismo, é emprego, é a cultura de um povo e precisa ser valorizado. Parabéns Maricá por resgatar os desfiles de suas escolas de samba”, elogiou Cristina de Souza, de 55 anos, que desfilou pela Inocentes de Maricá.

“O carnaval é uma manifestação cultural muito importante para a cidade e podemos ajudar a Lacam a estruturar e fazer com que os desfiles aconteçam de forma ainda mais coordenada. A nossa proposta é ampliar esse trabalho e, para isso, vamos nos reunir ao longo deste ano para que em 2021 esse trabalho cresça e seja ainda mais bonito”, garantiu José Alexandre, secretário de Turismo.