Foram recolhidas 6 mil toneladas de lixo no Carnaval - Foto: Clarildo Menezes

Com uma extensa programação de shows e blocos distribuídos nos quatro distritos da cidade ao longo dos quatro dias de festa, o Carnaval de Maricá mais uma vez foi um sucesso de público. Segundo estimativa da Secretaria de Turismo, cerca de 600 mil pessoas circularam pelo município durante o período de folia.

A comprovação de que o dado é real pode ser medida pelo volume de trabalho das equipes de conservação da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Com 1.200 agentes divididos em equipes de varrição de rua, coleta de lixo – sempre imediata após a passagem dos blocos maiores – e limpeza de praia em todo o município. Essa força-tarefa resultou no recolhimento de mais de 6 mil toneladas de resíduos nos quatro dias do Carnaval.

Ao todo, foram 105 shows apresentados nos 13 palcos montados em toda a cidade por onde passaram diversos artistas. No repertório que agitou o público estava samba, forró, sertanejo e muita marchinha de carnaval. Além dos palcos, os 60 blocos carnavalescos desfilaram pela cidade contagiando a multidão.

Outra atração da grande festa foi o Carnaval da Família realizado em seis pontos: Araçatiba, Ponta Negra, Itaipuaçu, São José do Imbassaí e nos condomínios do programa Minha Casa e Minha Vida de Inoã e Itaipuaçu. Em todos esses locais, além dos shows, a programação infantil com recreação e oficinas de máscaras e tererês atraiu a criançada.

O transporte público gratuito ganhou reforço de frota e ajudou a amplificar os números. Para atender a demanda no Carnaval, a Empresa Pública de Transportes (EPT) reforçou sua atuação nos locais de praia. Nos bairros de Ponta Negra e Cordeirinho foi criada a linha “Expresso Carnaval”. Em todo o período de festa, a EPT registrou 200 mil deslocamentos. Os intervalos entre as saídas dos ônibus foram reduzidos, principalmente para as linhas direcionadas ao atendimento dos bairros onde a programação previa blocos.

Outro item destacado tanto por moradores quanto por visitantes foi a segurança. A estrutura montada com 77 homens da guarda municipal atuando diariamente com o apoio de 30 viaturas, uma base móvel, do grupamento de trânsito, das forças de choque e utilização de reboques em operações de trânsito e ordenamento, além dos servidores da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete de Gestão Institucional, foi o suficiente para garantir a segurança dos foliões.

“O balanço do carnaval foi positivo. Nossa guarda trabalhou muito e o feedback que tenho recebido de munícipes e autoridades é muito bom. Ordem Pública, Postura, Saúde, Conselho Tutelar…todos presentes e integrados. Nos grandes blocos como o Tromba Nervosa não aconteceram intercorrências mesmo com aproximadamente 50.000 pessoas presentes”, avaliou o responsável da pasta, Júlio César Veras.

Na área de Saúde, onde o período do carnaval é sempre crítico em termos de atendimentos de emergência, o Hospital Conde Modesto Leal, no Centro, fez ao longo dos cinco dias 2.278 atendimentos, entre eles os de clínica médica, pediatria, ortopedia, cirurgia geral, maternidade e bucomaxilo.

Esse total equivale a um aumento de 20% nos atendimentos com relação ao mesmo período do ano passado e também comprova não só que a cidade recebeu muito mais gente, mas que manteve seu papel de referência em atendimento de emergência para os municípios vizinhos. O dia de maior movimento foi a 4ª feira de cinzas com 545 atendimentos registrados. A unidade operou com equipes completas e totalmente abastecida de insumos.

Com relação a cirurgias, foram realizados 8 partos normais, 7 cirurgias ginecológicas, 10 cesáreas, 3 cirurgias ortopédicas, totalizando 28 procedimentos. Na Unidade Santa Rita 24h, em Itaipuaçu, foram 1.150 atendimentos registrados desde sexta-feira (21/02) a quinta-feira (27/02). No mesmo período, foram registrados na UPA de Inoã 1633 atendimentos, principalmente pediatria, clínica médica e odonto.

Nas praias e lagoas, a Secretaria de Proteção e Defesa Civil disponibilizou 84 guarda-vidas. Durante o período de 22 a 25/02 foram efetuados 39 salvamentos. O esquema de segurança contou com o aparato de quatro quadriciclos, quatro viaturas operacionais e um barco.