Através de uma ação conjunta envolvendo as Secretarias de Turismo e Desenvolvimento Econômico e o Instituto Darcy Ribeiro – IDR, a Prefeitura de Maricá estará nas ruas com uma equipe de 20 pesquisadores ligados a Secretaria de Turismo para conhecer melhor o público visitante nesse período de carnaval.

A proposta é iniciar uma série histórica de levantamento no município, a exemplo do que já ocorreu em dezembro por ocasião do Natal Iluminado. As equipes irão percorrer todos os pontos de concentração de público, dentro da programação oficial de carnaval do município.

Três pontos fixos foram identificados pelos coordenadores como estratégicos: Orla de Araçatiba, Praça do Ferreirinha, em Itaipuaçu, e Praça de Ponta Negra. Em todos esses pontos, a Prefeitura de Maricá organizou o Carnaval da Família, com atividades para o público infantil como shows, contação de histórias, pintura facial, oficinas de tererê, entre outros.

Para o Secretário de Turismo, José Alexandre Almeida, conhecer o perfil do turista é muito importante para nortear ações futuras e também servir de referência para o planejamento do setor de turismo da cidade.

“A Secretaria de Turismo, em parceria com o Maricá Convention & Visitors Bureau, vem acompanhando a taxa de ocupação hoteleira, onde já se verificou um aumento na procura pelo destino Maricá em relação aos anos anteriores. Mapear esse perfil de público vai nortear as ações do município”, disse.

A Secretaria de Desenvolvimento Econômico será a responsável pela pesquisa junto aos estabelecimentos comerciais. O levantamento será realizado logo após o carnaval. Já ao Instituto Darcy Ribeiro (IDR) caberá a coordenação técnica e também a tabulação dos dados que serão colhidos pelas Secretarias.

Dentro do mês de março será agendada uma reunião para apresentação dos resultados da pesquisa.