A obra de revitalização da Praça Orlando de Barros Pimentel, a principal do Centro de Maricá, foi oficialmente iniciada pela Prefeitura nesta segunda-feira (10/02) com a demolição do anfiteatro, que ficava na esquina das ruas Domício da Gama e Almeida Fagundes. Equipes da Prefeitura utilizaram uma máquina retroescavadeira para pôr abaixo a estrutura erguida em 2007. Em seguida, começou a retirada do entulho do local. O próximo passo será o desmonte da antiga Casa Digital (onde funcionava a Casa do Passaporte Universitário), que deverá ser realocada.

O prefeito Fabiano Horta acompanhou a movimentação na praça desde o início, e salientou que o espaço voltará a ter ampla visibilidade. “Este anfiteatro de certa maneira espremeu o espaço da praça e também perdeu sua função com o passar do tempo. Espaços públicos como o daqui precisam ter tamanho, ser funcionais e um lugar de referência para o cidadão. Vamos ter nesta revitalização um material de qualidade, que vai deixá-la mais bonita esteticamente”, disse o prefeito, afirmando que espera ter a obra em condições de uso antes do prazo previsto, que é de oito meses.

O presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar), encarregada da intervenção, solicitou rapidez na ação que a praça possa ser utilizada para a Festa de Nossa Senhora do Amparo, padroeira de Maricá, em agosto. “Podemos dizer que a revitalização começou efetivamente hoje com esta demolição, e pedimos para acelerar as ações a fim de entregar antes desses oito meses previstos. Vamos ter aqui também um trabalho de drenagem, que vai chegar também a três ruas do entorno, para que não haja mais inundações aqui. As árvores que aqui já existem serão mantidas, mas vamos plantar palmeiras em volta do espaço”, detalhou Renato, antecipando que parte da estrutura de arquibancadas poderá ser reutilizada no novo campo de futebol do Caxito.

Ainda estão previstos na remodelação a instalação de novas luminárias, aparelhos de ginástica e piso de granito em duas tonalidades. A área infantil também ganhará brinquedos para pessoas com deficiência. O investimento na revitalização é de R$ 6,6 milhões.