Profissionais de educação pertencentes a todos os segmentos, do ensino infantil ao programa Educação de Jovens e Adultos (EJA), participaram nesta segunda-feira (03/02) de uma conversa em grupo sobre o modo de ensino em sala de aula, em Maricá. Com o tema “É de Maricá, É de todos”, a iniciativa foi organizada pela Secretaria de Educação e tem o objetivo de fortalecer a linha de ação pedagógica nas escolas. Cerca de 420 profissionais assistiram palestras nesta manhã, no espaço de festas Paladon, no bairro do Flamengo.  As reuniões de planejamento seguem até a próxima sexta-feira (07/02).

De acordo com o subsecretário de Ensino da Secretaria de Educação, Rodrigo Moura, o evento tem o objetivo de realinhar o conteúdo de toda a rede municipal. “Essa semana é extremamente importante para as escolas montarem o planejamento, alinharem e realinharem a organização pedagógica, além de traçarem as metas e os objetivos para o ano de 2020. A ideia é instigar os professores a refletirem sobre que tipo de escola nós queremos para rede municipal de Maricá”, explicou.

“Nós colocamos essa primeira semana de retorno dos profissionais de educação do município para repensar a escola. É uma provocação, é preciso mostrar que estamos abertos a mudanças que têm que ser pensadas a partir do social. Todos precisam ser tratados com respeito e é preciso entender que cada um tem seu tempo no aprendizado”, disse a secretária de Educação, Adriana Luíza da Costa.

“A expectativa é que daqui saiam pessoas inspiradas, que estejam comprometidas a instigar mudanças na sala de aula”, disse Sharllene Alcântara, diretora pedagógica do CEIM Marilza da Conceição, em Cordeirinho.

“Eu acho muito importante o contato que os profissionais têm um com outro nessas reuniões aqui em Maricá. Você consegue ter uma visão mais ampla de todo mundo, de cada lugar. Trocar experiências nessas palestras é fundamental, e receber mais conhecimento é sempre bom”, disse a professora da Escola Municipal Brasilina Coutinho, Mariana do Patrocínio.