Iniciativa da Prefeitura, através da Secretária de Cidade Sustentável, o Projeto Maricá+Verde realizou na manhã desta quinta-feira (30/01), na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro, sua primeira edição de 2020. No local foram disponibilizadas para doação cerca de 100 mudas de plantas nativas da Mata Atlântica, muitas delas frutíferas como goiabeira, ameixa, jenipapo, além de capim-limão, aroeira-vermelha e muitas outras.

“Este ano o Maricá + Verde completa seis anos e nossa ideia é seguir trabalhando com as espécies nativas da nossa Mata Atlântica”, afirmou Stella de Lima, bióloga da pasta. “Maricá é um município que possui uma grande área de preservação nos seus bairros rurais, mas este ano nosso objetivo é fomentar que os moradores de residências em áreas urbanas do município também nos procurem e plantem em seus quintais as nossas mudas”, explicou a bióloga.

“Maricá é uma cidade litorânea é por isso precisamos reintroduzir na população a consciência de termos espécies próprias da Mata Atlântica. Um bom exemplo é a pimenta-rosa mais conhecida como aroeira. É uma planta rústica de fácil cultivo e que, além de possuir um grande valor medicinal no tratamento de dermatite, infecções genitais e problemas de pele em geral é um tempero muito utilizado na alta culinária”, destacou Stella.

“Acabei de adotar uma Acácia Amarela porque sempre achei essa planta linda”, disse Lucia Maria da Silva, de 75 anos, moradora do Parque Eldorado. “Além disso, é uma espécie que atrai animais silvestres, pássaros e sem duvidas vai deixa a minha casa muito mais feliz”, completou.

“Soube dessa iniciativa pela internet e vi a oportunidade de ajudar de alguma forma com o plantio de plantas nativas no município. Embora Maricá ainda seja uma cidade com uma grande área rural é importante que tenhamos a consciência de replantio dessas espécies”, avaliou Georg Krause, de 55 anos, morador de Araçatiba que adquiriu mudas de capim-limão, goiaba vermelha e ameixa.

De acordo com o calendário do projeto a próxima edição será realizada em Ponta Grossa (em frente ao pastel) no dia 6 de fevereiro, a partir das 9h. Veja aqui as próximas datas.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here