Em visita à cidade de Maricá nesta terça-feira (28/01), o Secretário Estadual de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento, Marcelo Queiroz, conheceu os equipamentos e os projetos elaborados pela Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Pesca. O itinerário teve início na Avenida Prefeito Alcebíades Mendes, em São José do Imbassaí, local escolhido para dar continuidade ao projeto “Maricá um Pomar”.

Iniciado em Araçatiba no mês de setembro do ano passado, o projeto consiste em plantar mudas de árvores frutíferas nas vias públicas. Em São José do Imbassaí, a ideia é plantar aproximadamente 500 árvores frutíferas como laranja, limão, tangerina, acerola e pitanga. “São ações como essas que unem o meio rural com o meio urbano de uma forma bem mais emocionante”, disse Marcelo Queiroz, se referindo ao programa em questão. “É um projeto mega inovador e acho que isso pode ser reproduzido em outras cidades como ‘case’ de sucesso”, concluiu.

De acordo com o responsável pela pasta municipal, Júlio Carolino, assim que os alunos retornarem das férias será dada a continuidade ao plantio iniciado por Queiroz. “Convido os alunos para participarem dos plantios porque cada um já adota uma árvore e passa a ser o guardião dessas frutíferas. Então, essa educação com plantio e alimentação é muito importante”, afirmou.

Após dar o pontapé inicial ao projeto no bairro visitado, o secretário conheceu as dependências da sede municipal da secretaria, em Ubatiba, onde funcionará também a fábrica de desidratados.

A visita terminou na Fazenda Ibiaci, em Espraiado, onde Queiroz conheceu os aposentos, experimentou carne de jaca e colheu aipim junto com os agricultores incentivados pela Prefeitura. “Maricá está se tornando um grande polo de agricultura de uma forma diferenciada, explorando o turismo rural e o alimento orgânico. Acho que o exemplo de Maricá tem que ser seguido em outros municípios. O valor agregado do produto é o grande diferencial para a cidade dar certo na agricultura”, pontuou.