Com apoio da prefeitura, serão discutidas propostas para Pessoas com Deficiência - Foto Clarildo Menezes

Maricá vai sediar, na próxima quinta-feira (30/01), uma reunião entre membros dos conselhos municipais da Pessoa com Deficiência (PcD) de diversas cidades do estado. O encontro, que acontecerá na Escola Municipal Darcy Ribeiro, em Inoã, terá como foco principal a capacitação dos participantes para as próximas conferências municipais – e também para o encontro estadual – sobre os direitos das pessoas com deficiência.

“Outra pauta em destaque na reunião é o aumento da integração entre os conselhos municipais. Há cidades cujos conselhos foram recém-criados, outros estão inativos, então é preciso uma maior interação para que as pautas de interesse das pessoas com deficiência sejam trabalhadas conjuntamente”, explicou René Lazari, presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Comdef).

As conferências municipais precedem o encontro estadual, que deve ser realizado até 30 de julho, e a conferência nacional sobre o tema, marcada para os dias 1, 2 e 3 de dezembro. A reunião de quinta-feira será realizada das 9h às 16h, com palestras do advogado Caio Souza, presidente da comissão PcD da OAB-RJ; da jornalista Taisa Torelli, da Subsecretaria da Mulher do Estado do Rio; do defensor público Pedro Gonzales, vice-presidente do conselho estadual PcD; e de Roberta Salles, presidente do conselho.

Além do Comdef Maricá, que organiza o encontro com apoio das secretarias Assistência Social, Politicas Inclusivas e Urbanismo, estarão presentes representantes de Rio das Ostras, Macaé, Campos, Iguaba, Cabo Frio, Saquarema, São Pedro da Aldeia, Búzios, Niterói e São Gonçalo, Arraial do Cabo e São Francisco de Itabapoana. Segundo René, os participantes serão distribuídos em grupos de trabalho, que terão a responsabilidade de elaborar projetos de melhoria das condições das pessoas com deficiência.

A Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência será realizada de 1º a 3 de dezembro deste ano e deve receber 800 participantes de todos os estados. A Comissão Organizadora do evento definiu os cinco eixos temáticos que embasarão os debates: estratégias para manter e aprimorar o controle social, assegurando a participação das pessoas com deficiência; garantia do acesso das pessoas com deficiência às políticas públicas; financiamento das políticas públicas da pessoa com deficiência; direito e acessibilidade; e desafios para comunicação universal.