O dia 1º de fevereiro será o Dia D de vacinação contra o sarampo em Maricá. Devido ao recente aumento no número de casos da doença no país, a Secretaria de Saúde do município decidiu reforçar a imunização da população maricaense, com aplicação de vacinas das 8h às 17h.

Segundo a secretária Simone Costa, o foco da campanha está nos adolescentes e adultos de até 49 anos, que podem não ter sido corretamente imunizados na infância. Crianças que não estiverem com o calendário de vacinação em dia também devem ser levadas aos postos. Vale lembrar que o sarampo acomete pessoas de qualquer idade que não tenham sido vacinadas.

Ao todo, estarão funcionando 26 salas de vacinação, cada uma com 50 doses disponíveis da vacina (total de 1.300 doses). Além disso, o Posto Central, que funciona como central de abastecimento municipal, conta com 2.460 doses em estoque e, no último dia 22, a Secretaria recebeu mais 1.500 doses da Secretaria Estadual de Saúde.

As vacinas estarão disponíveis nos Postos de Saúde de Ponta Negra, Inoã, São José de Imbassaí II, Itaipuaçu, Santa Rita e Central, e nas unidades do programa Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Guaratiba, Bambuí, Marinelândia, Espraiado, Ubatiba, Retiro, Ponta Grossa, Mumbuca, São José I e II, Inoã I e II, Chácara de Inoã, Santa Paula, Jardim Atlântico, Santa Rita, Recanto, Minha Casa Minha Vida Itaipuaçu e Inoã.

O sarampo é altamente contagioso e a contaminação se dá pelo contato com secreções expelidas pelo doente ao tossir, espirrar ou mesmo falar. Após o contágio, o período de incubação da doença varia de sete a 18 dias. Os principais sintomas do sarampo são febre acima de 38,5°C, manchas avermelhadas pelo corpo, tosse, coriza, conjuntivite e pequenos pontos brancos na mucosa bucal. Qualquer pessoa que tenha sarampo deve ficar em isolamento domiciliar por sete dias após o surgimento das manchas vermelhas no corpo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here