Os diretores das 64 escolas municipais de Maricá receberam nesta quinta-feira (23/01) os tablets que serão usados no controle de nutrição e saúde dos alunos da rede pública de ensino. Nos aparelhos, os responsáveis por cada escola inserirão dados sobre a quantidade de comida enviada para a unidade, o ritmo de consumo e as adaptações necessárias no cardápio. Os pedidos de reposição de alimentos também serão feitos e acompanhados pelo sistema.

Para a secretária de Educação do município, Adriana Costa, a nova ferramenta vai agilizar o processo de fornecimento de merenda aos alunos, além de facilitar o acompanhamento do desenvolvimento das crianças, dentro do Programa Saúde na Escola (PSE).

“Com os tablets, toda a cadeia administrativa ganha agilidade, por exemplo, reduzindo o desperdício de comida, e facilitando os testes de aceitação de novos ingredientes. O trabalho começou no fim de 2019 e agora estará em todas as escolas”, disse.

Outra funcionalidade dos tablets será o envio em tempo real de informações sobre as escolas após as visitas técnicas a cada unidade. “Quando as equipes pedagógicas forem a cada escola, poderão informar de imediato à secretaria sobre o que foi encontrado lá, otimizando a resolução de problemas”, explicou Adriana.

“O trabalho começou com a avaliação nutricional dos alunos, que foram pesados e medidos, e a partir daí passam a ser acompanhados periodicamente. Assim, o sistema vai nos dar parâmetros para essa avaliação e saberemos se o desenvolvimento de cada criança matriculada na rede está dentro do esperado. A partir daí, ajustes podem ser feitos”, destacou a nutricionista-chefe da secretaria, Lourice Soares.

Diretora da Escola Municipal Professora Dilza da Silva Sá Rego, em Jaconé, Raquel Chagas acredita que a chegada do novo sistema dará mais eficiência e produtividade ao trabalho na escola. “Vamos poder fazer o planejamento do consumo da merenda e da aceitação dos alunos de forma mais prática. Acho que é uma novidade muito bem-vinda”, afirmou ela.