A Prefeitura de Maricá iniciou nesta quinta-feira, (23/01), através do Instituto Darcy Ribeiro (IDR), a primeira fase do novo Censo Econômico da cidade. Esta etapa, chamada de georreferenciamento, que deve durar 90 dias, vai catalogar todos os comércios no município e informar os comerciantes sobre a pesquisa.

A análise tem o objetivo de conhecer a realidade econômica de Maricá e distritos, e os dados obtidos a partir do Censo vão permitir a elaboração de políticas públicas para aprimorar o desenvolvimento e a economia da cidade.

Para o gerente de projetos do IDR, Diego Maggi, é necessário, além de catalogar os empreendimentos do município, conhecer também a realidade econômica da cidade. “ A ideia do Censo Econômico de Maricá  é, primeiro, atualizar os dados que já existem de bases oficiais, e segundo conhecer uma realidade do mercado informal que hoje simplesmente não temos nada a respeito”, disse.

De acordo com Diego, conhecer essa realidade é essencial para mudá-la. “Precisamos saber quantos empreendimentos econômicos existem em Maricá, quanto de dinheiro esses empreendimentos giram no município, quanto emprega, e a partir desses dados a gente consegue sugerir políticas públicas e induzir um desenvolvimento”.

Ainda segundo ele, há a ideia de formalizar empreendimentos que porventura se encontram na informalidade. “Precisamos também pensar em uma política de formalização dos empreendimentos, de maneira em que essas pessoas consigam acessos mais simplificados a créditos, investimentos e tudo que faça o negócio andar para frente”, completou.

A sócia da Rubinho Info, que fica no Centro de Maricá, Aideana Antunes, comentou a iniciativa da Prefeitura. “É muito bom, espero que a pesquisa melhore o comércio na cidade. Nós temos uma clientela muito boa, mas sempre pode evoluir, né”, disse.

“Isso é maravilhoso.  Nós esperamos que essa novidade atraia mais clientes para cá”, disse Deolinda de Jesus da Silva, proprietária da loja Linda Flores, que também fica no centro da cidade.