Brincadeiras infantis como pedra, papel e tesoura na areia, queimado, pique-bandeira, jogo da velha, jogos motores e atividades aquáticas foram algumas das dinâmicas oferecidas nesta quarta-feira (22/01) para as crianças e adolescentes de 8 a 17 anos na colônia de férias promovida pela prefeitura, através da Secretaria de Esporte e Lazer. Essas e outras gincanas aconteceram no núcleo do Projeto Navegar, no Boqueirão.

A dinâmica das atividades realizadas com os 45 inscritos no projeto foi acompanhada por quatro monitores e quatro professores. “Com essa paisagem é tudo muito perfeito. Ver essas crianças em atividade ao invés de ficarem paradas diante de uma televisão, um computador ou um telefone. Isso dá um descanso para os pais também”, brincou uma das coordenadoras do Projeto Navegar, Mônica Favarin.

Acompanhando sua filha Ana Clara Batista dos Santos, de 8 anos, o comerciante Marcos Souza, de 49 anos, aprovou a iniciativa da realização da 1ª colônia de férias. “Acho importante a Prefeitura proporcionar isso para os moradores e principalmente para as crianças”, afirmou.

Sua esposa, Patrícia Batista, de 33 anos, falou do benefício que a atividade traz para a garotada. “A colônia de férias tira um pouco as crianças de casa, do telefone, das redes sociais, da televisão e as colocam para fazer algum esporte. Para mim, esse projeto foi incrível”, avaliou a dona de casa.

Empolgada com as brincadeiras, Gabriela de Morais Lima, de 11 anos, moradora de Seropédica, veio passar as férias em Maricá. “Esse projeto é muito legal porque está ocupando as minhas férias. É a primeira vez que participo de uma colônia de férias”, revelou.

Sua amiga, Ana Clara Magalhães, também de 11 anos, se divertia com as gincanas realizadas na areia. “Está legal porque são atividades dinâmicas”, contou. Já Lara Corrêa, de 10 anos, enfatizou a socialização que o projeto traz. “É legal porque tem várias brincadeiras divertidas. Estou conhecendo várias pessoas também”, disse a moradora do Boqueirão.

Para quem tem interesse em participar da colônia de férias no núcleo do Projeto Navegar ainda há 15 vagas disponíveis. Basta levar as cópias da documentação do interessado (RG ou Certidão de Nascimento) e do RG do responsável até o núcleo. A colônia de férias vai até o dia 30/01 e acontece também nos núcleos da Arena Flamengo, Arena Mumbuca, Tiro com Arco (Itapeba) e na praia da Barra de Maricá (Rua 4).