Crianças e adolescentes de 9 a 17 anos participaram nesta segunda-feira (20/01) da abertura da 6ª edição do Projeto “Onda Certa”. Por iniciativa da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, o projeto acontece de segunda a sexta-feira, até o dia 31/01, das 8h às 11h, na altura da Rua 4, na Barra de Maricá

Os 60 alunos recebem aulas de prevenção de afogamentos aquáticos, primeiros socorros, condições marítimas, prevenção ambiental, além de realizarem exercícios físicos na areia, como jogos cooperativos, sempre acompanhados por instrutores.

De acordo com o responsável pela pasta, Celso Neto, o objetivo central do “Onda Certa” é fazer com que os alunos se tornem grandes multiplicadores do conteúdo disseminado. “Passamos esses ensinamentos para a garotada para que sejam multiplicadores das intempéries e das condições adversas do mar, ver o dia a dia que o guarda-vidas passa e se tornar um semeador das informações tanto na sua residência quanto na escola sobre os perigos do mar”, explicou.

Participando de todas as edições do projeto, Fernanda do Nascimento, de 12 anos, já mostra o que aprendeu com as outras edições. “Os instrutores ensinam o local certo para entrarmos na praia sem pegarmos uma vala. Além do mais, orientam a não ficarmos nervosos em caso de um possível afogamento. Esse projeto é bom porque aprendemos bastante”, relatou.

Bióloga e moradora de Cordeirinho, Márcia de Fátima Machado, de 42 anos, aprovou a iniciativa. “A minha filha está participando pela primeira vez. É um projeto muito legal, pois é um incentivo para as crianças. Essa noite ela nem dormiu ansiosa para o primeiro dia de aula. Que isso seja um incentivo para as outras prefeituras”, afirmou.

Além de aprender sobre as condições do mar, Leonardo Ribeiro, de 39 anos, tem a certeza que seus filhos de 9 e 11 anos se tornarão cidadãos mais conscientes. “Meus filhos amam o mar. Estão não só aprendendo a parte prática, mas também a respeitar o ser humano, manter a praia limpa e conservar a natureza. Isso é muito importante”, frisou o morador de São José do Imbassaí.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here