Tomou posse nesta terça-feira, 07/01, o diretor-presidente do novo Instituto de Ciência, Tecnologia e Inovação de Maricá (ICTIM), Celso Pansera. O principal desafio, segundo Celso, é preparar Maricá para o pós-sal, quando a cidade deixar de receber capital dos royalties do petróleo. A equipe do ICTIM está sendo estruturada e a autarquia vai trabalhar em conjunto com todo o governo, organizando estrategicamente as ideias.

“A gente fala muito sobre o ciclo de Maricá pós petróleo, apontando para o turismo como uma alternativa, mas também queremos apontar para a tecnologia – um dos setores que mais crescem no mundo. O Instituto vai produzir saber, inventividade, capacidade tecnológica que vão para além de Maricá”, disse o prefeito de Maricá, Fabiano Horta.

“Nosso desafio é construir uma economia diversificada, moderna e que coloque a cidade como referência nacional em algumas áreas, mas que vire particularmente um pólo econômico regional. Vamos pegar o que já existe e dar um sentido estratégico a longo prazo, de modo que transforme o dia a dia do cidadão de Maricá”, explicou o diretor-presidente do ICTIM, Celso Pansera.

O Instituto, que é vinculado à Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, já tem previsão de início das atividades nesta semana. Ainda de acordo com Celso Pansera, a equipe vai trabalhar em conjunto com as secretarias para definir as estratégias e até março esse projeto estará formatado e pronto para ser executado.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico da cidade, Igor Sardinha, a criação do Instituto é fundamental para o presente e para o futuro do município. “Quando você consegue transformar a cidade em um pólo de ciência e tecnologia, você consegue, inclusive, inserir o local dentro da economia do petróleo, porque hoje nós somos meros recebedores de royalties. Por isso precisamos pensar estratégias, pois sabemos que o ciclo do petróleo é finito”, disse.

A cerimônia de posse contou com o ex-prefeito Washington Quaquá, secretários municipais, vereadores, além da imprensa.