Atendimento no hospital municipal - Foto: Evelen Gouvêa

Mais de 70 profissionais, entre médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, trabalharam no réveillon em Maricá nos plantões de 24 horas no Hospital Conde Modesto Leal (Centro), na Unidade de Pronto Atendimento 24 Horas (UPA) de Inoã e no Posto de Saúde Santa Rita, em Itaipuaçu.

Somente no Hospital Conde Modesto Leal (Centro) foram registrados 1.340 atendimentos desde o dia 30/12 até o dia 01/01. O dia de maior movimento foi o dia 30/12, com 537 atendimentos. Na principal base de urgência e emergência da cidade, do dia 29/12 ao dia 02/01 foram realizadas 35 internações e 17 cirurgias. No mesmo período do ano passado, foram efetuadas 50 internações.

Na UPA de Inoã, 328 pessoas foram atendidas somente no primeiro dia do ano de 2020, distribuídas nas especialidades de clínica médica (216), odontologia (19) e pediatria (91). Já no Posto de Saúde Santa Rita foram realizados 579 atendimentos nos dias 28, 29, 30 e 31/12.

Mais de 600 toneladas de lixo recolhidas

Para garantir a limpeza nos locais de shows, a equipe de Conservação da prefeitura atuou com 1.150 funcionários em três turnos com 24 horas de limpeza e distribuídos nos 12 palcos da cidade. Entre os dias 31/12 e 01/01 foram recolhidas 660 toneladas de resíduos.

Com o objetivo de evitar que os vasilhames fossem deixados na rua, inteiros ou quebrados gerando riscos para outros participantes da festa, a Prefeitura, através da Coordenação de Posturas e das secretarias de Ordem Pública e de Trânsito, realizou uma campanha de conscientização para evitar o uso de garrafas de vidro nos 12 locais de festa programados.

Em Ponta Negra, por exemplo, a Coordenação de Posturas da Prefeitura instalou uma base onde funcionou um posto de trocas onde as pessoas puderam substituir embalagens de vidro por garrafas de plástico. Estas últimas foram doadas pela Câmara de Diretores Lojistas (CDL). Só nesse local foram 3 mil garrafas de um litro de capacidade à disposição e cerca de 2.500 copos descartáveis.