Mesmo durante as festas de fim de ano, a Prefeitura de Maricá segue com uma série de intervenções em andamento em toda a cidade. Nesta quinta-feira (26/12), duas áreas receberam atenção especial: o Condado de Maricá passou a ter quatro faixas elevadas de travessia (os chamados ‘traffic calmings’) em sua via principal, enquanto a última rua do loteamento Parque Eldorado ganhou nova pavimentação.

A obra de drenagem realizada na Rua Milton de Souza Pacheco tinha começado em novembro (e desde então a manteve interditada aos veículos) para instalação de novas estruturas pré-moldadas, em substituição às antigas manilhas que ficavam no cruzamento com a Avenida Antônio Vieira Sobrinho. Após esta etapa, a via começou a receber uma nova camada de asfalto entre a avenida e a Rua Joaquim Eugênio dos Santos.

A expectativa é que o trânsito esteja liberado no local nesta sexta-feira (27). Para os moradores, a intervenção só valorizou mais o bairro. “Vou completar 80 anos em fevereiro e voltei para Maricá há uns cinco meses, depois de morar em outros estados. Onde estive não vi nada parecido com o que tem aqui, sem falar que vai parar de entrar poeira em casa”, celebrou a dona de casa Leni Soares, que ainda serviu água aos operários da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar).

Outra equipe da empresa municipal passou o dia no Condado para instalar os traffic calmings em quatro pontos ao longo da Alameda Maricá, todos com 9 metros de comprimento, 7 metros de largura e 16 centímetros de altura. O primeiro foi montado na esquina com a Rua Babaçu. Recentemente, a principal rua do antigo condomínio residencial passou a ter uma nova estética que incluiu a pintura de uma ciclofaixa que vai da entrada até a praça na parte interna.

“Deu mais vida a este local, ficou bonito e mais seguro”, constatou a servidora pública Elaine Menezes, que tem 42 anos e frequenta o Condado há mais de 20 anos. A moradora de Jacarepaguá (na Zona Oeste do Rio) disse que fez imagens das obras e postou nas suas redes sociais para mostrar a amigos que, como ela, vêm passar o fim de ano em Maricá. “Acho que eles vão ficar bem surpresos quando chegarem aqui”, acredita ela.

O presidente da Somar, Renato Machado, acompanhou parte da movimentação no bairro e falou sobre as outras ações realizadas ali. “Foram quase três quilômetros de ruas pavimentadas aqui, além de ações de drenagem e a ciclofaixa. Estamos dando um bairro novo ao morador e seguimos com ações em outras partes de Maricá”, afirmou Renato Machado, citando ainda o recapeamento da Avenida Ivan Mundim (que liga o Centro à Barra de Maricá) e a revitalização da orla de Itaipuaçu, que deverá estar pronta até o carnaval.