A Prefeitura de Maricá realizou nesta sexta-feira (20/12), no CEM Joana Benedicta Rangel, no Centro, a tão aguardada cerimônia de premiação da 3° edição dos Novos Pesquisadores, da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

O projeto que tem apoio da pasta de Educação e do Instituo Federal Fluminense (IFF) – Campus Avançado Maricá e que recebeu 29 trabalhos de alunos de escolas municipais, estaduais, federal e privadas de Maricá, premiou os três primeiros colocados nas categorias B (ensino médio) e A (ensino fundamental).

Na categoria B (ensino médio) os vencedores foram Lucas Thavenard em primeiro lugar, Talita Violante em segundo e João Pedro Mendonça em terceiro. Já na categoria A (ensino fundamental), os vencedores foram Kailany Silva em primeiro, Poliana Paz em segundo e Larissa Martins em terceiro.

“O aluno que se propõe a participar deste projeto precisa primeiramente se sentir pertencente a Maricá já que todos os trabalhos são voltados para o nosso município e, por isso, precisa ser um conhecedor do nosso passado e está atento ao nosso presente para que ele possa pensar soluções para o nosso futuro”, afirmou Sérgio Mesquita, secretário de Ciência, Tecnologia e Comunicações.

Ainda segundo Sérgio, a cada edição o projeto tem demonstrado um crescimento significativo, principalmente no que diz respeito a qualidade dos trabalhos apresentados.

“Em nossa primeira edição tudo ainda era novidade, foi muito bom, mas vimos oportunidades. A segunda edição teve um salto enorme na qualidade sem perder a quantidade de inscritos e esse ano a coisa ficou profissional. Prova disso foram as apresentações orais dos 10 primeiros colocados com um nível maravilhoso que os torna aptos para apresentar um TCC, um doutorado, mestrado ou seja para vida”, analisou Sergio Mesquita.

“Estou muito orgulhosa de fazer parte da rede municipal e participar como orientadora de um projeto como esse, realmente foi muito produtivo”, avaliou Debora Sales, professora de língua portuguesa do Joana Benedicta Rangel e orientadora da primeira colocada da categoria A.

“Esse foi meu primeiro contato com a construção de um artigo cientifico e a minha pesquisa pode ajudar a escolas de Maricá a implementarem o assunto abordado por mim. Eu mesma, até a minha apresentação, nunca tinha visto nada sobre literatura feminina negra”, contou Kailany Silva Costa, autora do artigo “Literatura Feminina Negra nas Escolas Maricaenses: Por Novos Olhares”, primeira colocada da categoria A. “Quando soube do resultado comecei a chorar, nunca imaginei  que ficaria em primeiro lugar”, disse Kailany.

“Sou professora em Maricá há alguns anos, porém moro em Niterói, mas tenho um carinho muito grande por esse município e acho que essa oportunidade que está sendo oferecida aos jovens de Maricá é simplesmente maravilhosa. A minha aluna só tem 14 anos e já está experimentando essa investigação cientifica, essa curiosidade e, isso é incrível”, afirmou Gisele Andrade, professora da E. M. João Monteiro

“É muito incrível esse projeto. Eu morava e estudava em São Gonçalo e lá nunca teve algo parecido desde que vim morar em Maricá vi muitas oportunidades voltadas para educação e no que depender de mim não vou desperdiçar nenhuma”, garantiu Larissa Martins, moradora de Itaipuaçu, aluna da E. M. João Monteiro e terceira colocada da categoria A com o artigo “Analise Quantitativa e Qualitativa da Água e do Saneamento em Consonância ao DS6 e com Plano de Aula Intervencionista com uma Proposta de Ação”.

“Como educadora fico muito feliz e orgulhosa por ver que em nosso município há projetos que pensam em educação. O Prêmio Novos Pesquisadores é muito importante para os nossos jovens, pois sair do ensino fundamental já entendendo o que é e como é feito um artigo cientifico é algo muito inovador e que coloca os estudantes de Maricá a frente de muitos outros municípios”, afirmou Maria Vanda da Silva, diretora do CEM Joana.