A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Educação, entregou nesta quarta-feira (18/12) 250 certificados aos participantes dos cursos de formação continuada e capacitação, entre eles, Braile, Libras, Atendimento Educacional Especializado, Ecopedagogia e Circuitos Prometi.

Na mesma cerimônia, realizada na quadra da E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, no Centro, também foram entregues as medalhas para as três alunas da rede municipal de Maricá, melhores colocadas na Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).

“Quanto mais formação trabalharmos com os nossos professores mais motivados e preparados eles estarão. E, isso vai refletir diretamente no aprendizado dos nossos alunos”, avaliou Adriana Luíza, secretária de Educação.

Ainda de acordo com Adriana a formação continuada é a base para uma educação cada vez mais qualificada. “Essa formação continuada tem o grande objetivo de atender a demanda do profissional de educação e, no final, quem realmente ganha é a população do nosso município”, destacou a secretária.

“Essa iniciativa é maravilhosa principalmente porque prepara o professor para que ele transmita aos seus alunos conhecimentos a respeito do meio ambiente, ecologia, sustentabilidade e muitos outros”, avaliou a aluna do curso de Ecopedagogia, Silvânia Proes, de 70 anos, moradora do Centro. “E esse é o caminho, pois além de qualificar ainda mais os profissionais da educação ainda oferece à população a possibilidade de aprender junto. Inclusive ano que vem se for possível quero fazer o curso de Libras”, completou Silvânia.

Vanessa Silva, coordenadora de articulação pedagógica, comentou a respeito da premiação da OBM. “Decidimos premiar essas alunas da nossa rede como uma forma de incentivá-las a continuarem estudando e se preparando cada vez mais”, afirmou.

“Acho que todo mundo deveria praticar mais matemática, até mesmo quem não gosta, pois isso ajuda muito. No geral achei a prova fácil e comemorei muito o primeiro lugar”, afirmou Ana Vitória, de 11 anos, moradora de Bambuí e aluna da Escola Municipal Professora Alcione Soares Rangel.

“Estou muito feliz porque eu adoro matemática e mesmo competindo com Maricá inteira consegui ficar em segundo lugar”, comemorou Pietra Santana, de 10 anos, moradora de Inoã e aluna da Escola Municipal Marisa Letícia Lula Da Silva.