A Secretaria de Assistência Social, através dos equipamentos do Serviço de Atendimento Psicossocial Álcool e Drogas (SAPAD) e do Serviço Especializado em Abordagem Social (SEAS), promoveu, nesta quarta-feira (11/12), uma roda de conversa com a doutora em Serviço Social da UFRJ, Rita de Cássia Cavalcante Lima, sobre a temática: História das Drogas e proibicionismo transnacional. O encontro foi realizado na sede dos equipamentos, no Centro, para os profissionais da rede socioassistencial.

Rita analisou as drogas enquanto mercadorias partícipes das tramas geopolíticas e geoeconômicas das disputas imperialistas inciadas no final do século XIX. O proibicionismo às drogas se mantém na atualidade, sustentado nas relações internacionais pela “crítica hegemônica” dos Estados Unidos e pelas convenções da área, pactuadas pela Organização das Nações Unidas, todas produzidas durante a Guerra Fria (1947 a 1989).

No cenário brasileiro, o mercado das drogas leva a observar a formação de uma estrutura repressiva própria nacional que tem níveis de autonomia e dependência com as forças dos organismos internacionais da área.

“Um dos problemas centrais das políticas públicas sobre as drogas é na abordagem da temática. A dimensão da prevenção é muito maior que a campanha ‘Não às Drogas’. A estratégia deve ser de redução de risco e minimização de danos”, orientou Rita.

Rita Cavalcante também é pós-doutora pela UNL/Portugal e professora associada da ESS/UFRJ; Coordena, com o psicólogo e cientista político Eduardo Vasconcelos, o projeto Transversões, no qual investigam politicas de saúde mental e drogas e abordagens psicossociais. Rita é autora de diversos livros. Para o encontro, ela levou o livro “Religiões e o paradoxo apoio social — intolerância, e implicações na política de drogas e comunidades terapêuticas”, escrito em parceria com Eduardo.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here