Em visita a Maricá na manhã desta quinta-feira (12/12), o governador do Piauí, Wellington Dias, pôde conhecer de maneira detalhada a tecnologia de Segurança Pública que vêm sendo implementada na cidade com base na parceria entre a Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) e a gigante aeroespacial italiana Leonardo.

A reunião resultou em uma parceria do município com o estado do Piauí, que permitirá uma extensa troca de experiências não só na área de Segurança Pública como na Saúde e na Educação. O encontro aconteceu na sede da Codemar, no Centro. Maricá, com isso, passa a funcionar também como referência em termos de modelo de segurança com base em tecnologias avançadas de controle.

“Vamos trabalhar em uma modelagem que vai gerar um termo de cooperação entre o nosso estado e Maricá, a ser celebrado já em janeiro. Através dessa cooperação teremos a oportunidade de trabalhar para modernizar inicialmente no Piauí o sistema de segurança, depois a área de Saúde e Defesa Civil com tecnologias avançadas. Usaremos drones, helicópteros e câmeras de monitoramento”, explicou o governador Wellington Dias.

“A cidade hoje cria um marco muito importante para ajudar a construir, seja com o estado do Piauí, seja com o consórcio futuro do Nordeste, parcerias que possam desencadear cooperações que alavanquem um avanço da segurança nacional de maneira interligada. Temos, então, uma possibilidade muito grande de avançar com toda essa perspectiva com as tecnologias, com os sistemas de controle, com os drones, e tudo está vindo através da nossa joint venture”, disse o prefeito Fabiano Horta.

De acordo com o presidente da Codemar, José Orlando Dias, há também um interesse de criação de um novo empreendimento conjunto que vai gerar empregos para o município.

“O Piauí tem um programa de segurança avançado e entende que os serviços que estão sendo desenhados aqui são parte de um modelo que pode e deve ser aplicado lá no estado”, afirmou José Orlando. “Além da experiência que poderemos passar, teremos também o know how que vamos absorver deles para políticas públicas no município”, completou.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here