Maricá apresentou sua plataforma de turismo e negócios no 2º Congresso Estadual Empresarial de Turismo realizado na cidade de Cabo Frio, Região dos Lagos, nos dias 03 e 04 de dezembro. Durante os dois dias, várias pessoas passaram pelos estande da Secretaria de Turismo e da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar) para conhecer os projetos e atrativos turísticos da cidade.

O evento, organizado pela Federação de Convention & Visitors Bureau do Estado do Rio (FCVBRJ), teve a participação do governador, Wilson Witzel, secretários de Estado e de representantes de outras cidades.

O secretário de Turismo, José Alexandre Almeida, apresentou ações e projetos estruturantes que vem tornando Maricá um destino turístico promissor no Estado.

“Sabemos do grande desafio que temos pela frente em fazer com que a cidade tenha toda a estrutura necessária para bem receber o turista. Há um grande processo de estruturação urbana e de pontos turísticos. Juntamente com todo o setor vamos implementar projetos que possam acompanhar todo esse desenvolvimento. O nosso Natal Iluminado é um exemplo do esforço que estamos realizando nesse sentido. Vamos preparar os agentes locais e qualificá-los para que possam aproveitar esse novo momento”, disse.

A Secretaria de Turismo divulgou os atrativos e eventos da cidade, entre eles o Natal Iluminado, considerado o maior do Estado, e também o projeto Maraey que vai construir um resort de padrão internacional no município.

Já a Codemar mostrou aos empresários todas as oportunidades de negócios que podem ser realizados na cidade a partir dos investimentos da empresa.

O diretor de Desenvolvimento da Codemar, Carlos Guimarães, apresentou o sistema ArcGis (Geographic Information System – GIS) que reúne todo auxilia no gerenciamento de projetos e dados e no monitoramento das atividades do setores de petróleo e gás e de aviação.

“A posição geográfica de Maricá permite uma redução dos custos de todo hub logístico das atividades offshore. Por esse sistema conseguimos monitorar em tempo real tudo que acontece  na cidade e onde os investidores podem se sentir seguros para investir no município”, disse Carlos.

A parte de inovação tecnológica também está no radar da Codemar que, através de parcerias do Parque do Tecnológico, vai levar para Maricá empresas que vão realizar estudos e a estruturação da banda 5G, que vai facilitar a implementação de toda parte de tecnologia.

O Instituto de Pesquisa Darcy Ribeiro (IDR) levou aos participantes do trade de Turismo do Estado os números de Maricá que representam um raio-x do crescimento da cidade.

“Com esses dados compilados conseguimos dar subsídios para o poder público saber no que investir e onde. É um trabalho complementar “, disse Alan Novais, presidente do IDR.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here