Workshop com Josep Piqué - Foto: Clarildo Menezes

A Prefeitura de Maricá vai lançar, no próximo dia 10/12 o Pacto pela Inovação e Desenvolvimento, no qual os participantes se comprometem pensar a superação de desafios nos âmbitos urbanístico, econômico e social. O documento, que integra o escopo da criação do Parque Tecnológico de Maricá, agrega mais de 60 instituições entre universidades federais e estaduais, órgãos das diferentes esferas de governo, empresas multinacionais e entidades da sociedade civil.

O evento, cuja coordenação é da Companhia de Desenvolvimento de Maricá (Codemar), acontece no auditório do Instituto Federal Fluminense (IFF), em Ubatiba, às 14h. De acordo com o superintendente do Parque Tecnológico, Tiago de Paula, o objetivo é que todos os envolvidos tenham uma visão comum dessas questões e busquem soluções aliadas ao desenvolvimento tecnológico.

“Essas instituições deverão pensar como esse desenvolvimento pode ajudar nessas soluções. Nossa ideia é montar um conselho que represente o pacto para se reunir a cada quatro meses para avaliar o que está sendo feito e pensado nesse sentido”, afirmou Tiago, que se reuniu nesta quarta-feira (27/11) com um representante da La Salle Technova de Barcelona, na Espanha, empresa responsável pela implantação do @22, o distrito de inovação da cidade. Tiago e um grupo da Codemar participaram de um grande encontro internacional de parques tecnológicos em Barcelona na semana passada.

O Parque Tecnológico de Maricá terá parceria com a Associação do Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP) e com o Instituto Nacional de Tecnologia (INT), referência em transferência de tecnologia para o setor produtivo e com forte atuação na área de petróleo e gás, que será um dos principais setores de atuação do novo parque.

A área total de aproximadamente 1,5 milhão de metros quadrados, no entorno do IFF, deverá ter a primeira fase concluída até 2021. Entre outros itens, o projeto contempla a criação de uma ‘cidade experimental’, onde vão morar pessoas empenhadas no desenvolvimento tecnológico. No parque de Barcelona, um dos modelos para o de Maricá, vivem e trabalham atualmente 90 mil pessoas.