Cidade Sustentável distribui gratuitamente 60 mudas de plantas nativas na Praça de Itapeba, pelo programa Maricá + Verde

Mesmo com chuva, a equipe da Cidade Sustentável distribuiu gratuitamente na manhã desta quinta-feira (28/11) 60 mudas de plantas nativas na Praça de Itapeba, pelo programa Maricá + Verde. Ipê rosa, ipê amarelo, goiaba, jenipapo, ameixa, pata-de-vaca, algodão da praia, pata-de-vaca, capim-limão e areka eram as espécies disponíveis nessa edição.

De acordo com a equipe, as espécies frutíferas, como ameixa e goiaba, têm a maior procura. A corretora de imóveis, Claudia Machado, de 50 anos, moradora de Ubatiba, aproveitou que estava de passagem pelo local e levou duas mudas, uma de ipê rosa e outra de pata-de-vaca. “Moro numa área de 1.080m2 e só tenho palmeiras. Eu adoro verde e amo olhar árvores. Estou muito feliz por ter conseguido pelas minhas mudas. Adorei essa iniciativa da Prefeitura”, ressaltou.

O aposentado Osny Pires Cidra, de 64 anos, morador do Parque Nanci, também participou da ação. “Sensacional esse programa. É importante para diminuir o efeito estufa que está cada vez mais cruel com nosso planeta. Se cada um de nós plantássemos uma árvore, o ar estaria mais puro e o ambiente mais agradável”, explanou.

A autônoma, Geheiza Lanziotti, de 51 anos, mora no Condado em um sítio e aproveitou para levar uma muda de jenipapo. “Já tenho pés de maracujá e tangerina e quero cultivar mais plantas. Acho ótima essa ação para reflorestamento e até mesmo para o nosso consumo. Como é gostoso, colher uma planta do pé e comê-la”, destacou.

A aposentada Adelízia Salgado, de 80 anos, mora no Centro, numa casa de quintal cimentado e suas plantas são todas em vaso. “Estou levando uma muda de jenipapo para plantar na casa da minha filha aqui em Itapeba porque não tenho espaço. Eu adoro plantas, o verde e a natureza”, frisou.

Criado há cinco anos, o Maricá + Verde já distribuiu milhares de mudas, a grande maioria cultivada no Horto Municipal que funciona no Caxito. Todas às quintas-feiras, a equipe da secretaria visita as principais praças da cidade.

Os próximos locais de distribuição serão: no Recanto (próximo ao ponto das vans), em Itaipuaçu, no dia 5/12; na praça de Guaratiba, no dia 12/12; e, encerrando o ano, na Praça Dr. Orlando de Barros Pimentel, no Centro, no dia 19/12.