Praça do Saber na lona cultural da Barra - Foto: Katito Carvalho

O município de Maricá vai sediar na sexta-feira, dia 29/11, o Fórum Mercosul de Economias Transformadoras, um encontro de confluência regional da América Sul, realizado em parceria com a Plataforma Mercosul Social Solidário. O encontro será realizado na Lona Cultural Marielle Franco, na Barra de Maricá, das 9h às 17h30 e é preparatório para o Fórum Social Mundial das Economias Transformadoras (FSMET 2020), que será de 25 a 28 de junho de 2020, em Barcelona.

O evento é dividido em dois momentos: em Maricá, será realizado o seminário internacional “Um Novo Mundo é Possível e Já Acontece Entre Nós!”, com previsão de um público de 250 participantes. E, no dia seguinte, 30/11, o evento terá prosseguimento no Campus Fundão da Universidade Federal do Rio de Janeiro, das 9h às 17h30.

De acordo com o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, estão sendo realizados, nas esferas local e internacional, em diferentes partes do mundo encontros regionais de redes, organizações, movimentos ou iniciativas relacionadas às economias transformadoras com intuito de provocar diálogos e gerar consensos e confluências dos diferentes movimentos da economia alternativa que contribuam para o FSMET 2020 em Barcelona.

“A organização do fórum está em consonância com a trajetória da cidade no fomento às práticas econômicas que não só se contrapõem a lógica capitalista neoliberal, como demonstram que é possível, na prática, construir economias transformadoras”, afirma o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan.

“A parceria com a Plataforma por um Mercosul Social e Solidário possibilita trazer a Maricá experiências de toda América do Sul neste campo, amplia a difusão da experiência da cidade na América Latina e no mundo e a insere no processo de construção do Fórum Mundial. É Maricá, mais uma vez, na cena internacional em consequência das políticas inovadoras implementadas aqui”, explicou Diego.

O fórum propõe quatro correntes de movimentos convergentes: economias feministas e perspectiva de gênero; Movimentos Agroecológicos e Soberania Alimentar; Bens Comuns: Natural, Urbano, Conhecimento e Digital Commons; e Economias Solidárias e Sociais (incluindo comércio justo, cooperativismo e finanças éticas).

A Plataforma por um Mercosul Social Solidário existe desde 1994 e articula 18 organizações dos cinco países do Cone Sul: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O objetivo dessa plataforma é melhorar o exercício da cidadania das organizações sociais, bem como dos setores da população em situação de pobreza e exclusão. Dentre os eixos temáticos de atuação estão agroecologia, soberania alimentar, juventudes, mulheres e economia solidária.