Saúde de Ponta a Ponta em Inoã - Foto: Elsson Campos

Iniciado há três meses o projeto itinerante “Saúde de Ponta a Ponta”, oferecido pela Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Saúde, já realizou cerca de 1.800 atendimentos a moradores de todos os distritos, disponibilizando exames pré-regulados de raios-x, eletrocardiograma, mamografia, densitometria óssea e ultrassonografia.

Além de reduzir a demanda reprimida, a partir da implantação do serviço, que tem contrato de um ano, os moradores do município não estão mais precisando realizar grandes deslocamentos, como por exemplo, até os municípios do Rio ou de Itaboraí para a realização de exames de mamografia e densitometria óssea, respectivamente.

De acordo com a Central de Regulação Municipal, até 22 de novembro, cerca de 520 mamografias e mais de 260 exames de densitometria óssea foram realizadas pelo projeto que, já esteve presente em Itaipuaçu, Ponta Negra, Cordeirinho, Barra de Maricá, Centro, São José do Imbassaí e Inoã.

“Estamos trabalhando com a demanda mensal no que diz respeito aos exames de mamografia e densitometria óssea, ou seja, acabamos com a fila. Já ultrassonografia de partes moles e articulações nós já realizamos o total de 243 exames, faltando apenas 10% para zerarmos a fila”, comemorou a coordenadora da Central de Regulação, Tereza Cristina Abrahão Fernandes.

Ainda de acordo com Tereza os locais a serem visitados pela unidade móvel são definidos pela Secretaria de Saúde de acordo com critérios de prioridade e demanda. No mês de dezembro o serviço estará nos dias 3, 4, 5, 6 e 7 no bairro da Mumbuca ao lado do Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU). É importante lembrar que para ter acesso ao serviço, o paciente precisa ser encaminhado a partir do posto de saúde do bairro aonde mora.