Após o término da ação de pavimentação, a Rua Abreu Sodré, na Mumbuca, recebe ciclofaixa na lateral da pista sentido Centro

Um dos bairros mais tradicionais de Maricá, a Mumbuca ganhou um novo visual nos últimos dias. Após o término da ação de pavimentação, no último dia 8, a Rua Abreu Sodré foi sinalizada com faixas de trânsito e pedestres e também está recebendo uma ciclofaixa na lateral da pista sentido Centro, que deverá ser finalizada nesta semana. No mesmo trecho, já próximo à ponte da Mumbuca, operários ainda preparam novas calçadas com acessibilidade.

A intervenção realizada pela autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar) começou no cruzamento da Abreu Sodré com a Rua Ivone dos Santos Cardoso, em Itapeba, bairro que também foi beneficiado com as obras. Quem garante é um de seus mais antigos moradores, Alcebíades de Sá Bravo, de 80 anos. Vivendo na região desde o fim da década de 1960, Alcebíades conta que viu toda a evolução do bairro e disse que é importante a nova organização viária.

“Vou sempre de bicicleta para o centro e até às praias. Isso dá mais segurança para nós e orienta melhor quem passa por aqui e, sinceramente, nem esperava mais ver algo assim. Só espero que se tenha respeito pelo espaço de cada um”, recomenda o morador. Em outro ponto, já na Mumbuca, o comerciante Sandro Bittencourt Souza também falou do que viu nos 30 anos em que vive no bairro. “Vi isso aqui quando era poeira e lama que mal dava para andar na rua. Agora vejo que mudou calçada, asfalto, mudou tudo, e está bem melhor e mais bonito”, constatou ele, que tem 47 anos.

A obra está incluída no planejamento cicloviário da cidade, que contempla três eixos: São José-Centro (11 km), Ubatiba-Centro (4 km) e Ponta Negra-Centro (26,5 km). O trecho que está ganhando a nova ciclofaixa é um dos que tem maior movimento de ciclistas da região do Centro da cidade, com um trânsito quase ininterrupto de bicicletas a qualquer hora do dia.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here