Campanha do Novembro Azul, de prevenção ao câncer de próstata realizada na Praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Mais uma ação do Novembro Azul, campanha de prevenção ao câncer de próstata, foi realizada nesta sexta-feira, (22/11). Iniciativa da Prefeitura, através dos projetos Saúde do Homem e HiperDia, da Secretaria de Saúde, o programa esteve na praça Conselheiro Macedo Soares, no Centro.

Quem participou fez exames de glicemia, medição de pressão arterial, marcação de consultas e ainda assistiu a palestras sobre câncer de próstata. Ao longo de novembro, mais de 200 pessoas já foram alcançadas pela ação, em várias edições.

Para o comerciante Anesio de Oliveira, de 50 anos, ações como essas estimulam os cuidados do homem com seu corpo. “Aqui tem um bom atendimento. Até os homens que têm medo acabam participando. Se cuidar para viver mais é bom”, disse.

O coordenador do programa Saúde do Homem, Leandro Bastos, explicou que o objetivo da campanha é principalmente alertar para um grave problema que atinge milhares de homens no mundo. “O que fazemos aqui é basicamente prevenção, há muita dificuldade entre os homens porque ainda existe o tabu do exame do toque. Apesar desse problema, o exame é importante, assim como o PSA”, acrescentou, referindo-se ao exame de sangue que detecta sinais da doença de forma precoce.

Além disso, um dos grandes problemas em relação a consultas com médicos também foi relacionado pelo coordenador. “Trabalhamos com horários diferenciados, principalmente na parte da noite. Muitas das vezes alguns homens não conseguiram atendimento porque seus chefes não os liberaram, e por isso a gente implementou isso e resolveu o problema”, completou.

A coordenadora do programa HiperDia, Elaine de Souza, comentou sobre a importância da realização dos testes de glicemia e medição da pressão arterial também. “Mais de 50% das pessoas que têm diabetes e hipertensão não sabem que tem. Os exames realizados aqui hoje se tornam importantes por conta desse fato. Não diagnosticamos e sim encaminhamos para o atendimento médico. No caso da diabetes, quando descoberta na pré-diabetes, é possível reverter o quadro em até 70% só com mudanças de hábitos”, explicou.

Manuel Florêncio, de 65, que é produtor rural, participou do programa e ficou satisfeito. “Estou livre desses problemas aqui, mantendo a minha saúde em dia. Ainda bem que eles estavam aqui, ajuda a gente ficar despreocupado”, disse.

A próxima parada da ação Novembro Azul será no dia 27/11, na lona cultural de Barra de Maricá.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here