Deslumbramento e encanto foram os ingredientes que temperaram o primeiro dia do Desfile de Natal em Araçatiba, realizado na noite desta quarta-feira (20/11), pela secretaria municipal de Turismo. Adultos, idosos e, principalmente, crianças estavam incrédulas e a grande maioria com olhos marejados ao assistir a alegria dos 200 componentes distribuídos em seis carros alegóricos e sete alas.

Com duração de 70 minutos, os participantes caracterizados e maquiados desfilaram pela rua Álvares de Castro levando muita alegria e estampado no rosto o orgulho de representar a cidade.

Logo após a ala dos soldadinhos de chumbo, na comissão de frente, as amigas Juliana Oliveira, de 18 anos, moradora do Barroco, e Amanda Saraiva, de 14 anos, moradora de Itapeba, desfilaram como bailarinas. Elas confessaram a ansiedade e o orgulho em participar pela primeira vez da parada natalina. “Estou bem nervosa. Convidei meu pai para vir me assistir porque adoro o Natal que é época de luz e amor. Tenho orgulho de estar aqui representando a minha cidade”, ressaltou. Já para a Amanda, é uma grande honra participar do Natal Iluminado. “Estou muito feliz. A cidade está linda. Toda decorada e iluminada. Uma sensação única”, explicou.

O personagem mais esperado da noite, o Papai Noel, quando apareceu no último carro do desfile arrancou gritos e aplausos empolgantes da plateia. Francisco César Mourão, de 55 anos, morador de Corderinho, que participa pelo segundo ano como Papai Noel falou da emoção em ser o bom velhinho. “É uma troca muito boa que me motiva muito. Não tenho palavras para descrever o que é receber a energia do púbico, principalmente, das crianças”, salientou.

E é exatamente essa magia que contagia o público. O morador de Itaipuaçu, Marcelo Frazão, de 40 anos, prestigiou o desfile com a esposa Núbia Barros, de 32 anos, e com o filho João Vitor Barros, de cinco anos. “É maravilhoso poder ver o brilho no olhar das pessoas ao ver a decoração da cidade. É tudo muito mágico”, frisou.

O morador de São José do Imbassaí, Ari Rodrigues, de 38 anos, levou a enteada Ísis do Nascimento, de sete anos, para conferir os personagens e destacou o orgulho em morar na cidade. “Tudo me encanta muito. Quero tirar foto de tudo para mostrar aos meus amigos e falar que tudo isso acontece na cidade onde moro. É muito amor envolvido”, explanou.

A moradora de Guaratiba, Maria de Lourdes Rocha, de 62 anos, assistiu o desfile colada na grade para não perder nenhum detalhe. “É a época do ano que mais amo por ser o nascimento do Menino Jesus. Ver tudo isso nos remete a nossa infância, voltamos a ser crianças, felizes e sem problemas. A festa é bem organizada, com segurança, um espetáculo”, disse Maria, muito emocionada.

E a festa natalina não agrada apenas o público, os comerciantes do local também agradecem. A proprietária da Carne do Restaurante Carne de Sol do Robinho, Heloísa Medeiros, de 50 anos, ressaltou a importância da festa natalina em Araçatiba para o seu estabelecimento. “Nos preparamos meses antes, estocando mercadorias para atender os clientes da melhor forma. O nosso movimento aumenta significativamente por causa do Natal Iluminado o que aumenta nossos lucros”, salientou.

A proprietária do food truck Sanduíches com Abacaxi, Angela Monte Cunha, de 67 anos, acha fundamental o investimento com a decoração e festa natalina. “Aguardamos ansiosos a chegada dessa época para potencializar nosso movimento. O que posso comprar com antecedência, eu estoco para garantir nossa qualidade. A festa é linda e excelente para nós comerciantes”, afirmou.

O desfile ocorre todas as sextas, sábados e domingos, às 21h, além de uma edição especial no dia de Natal (25/12), marcando o encerramento da parada natalina.