Cadastro de novos usuários do Cartão Mumbuca nas escolas

A Prefeitura deu início na manhã desta segunda-feira (18/11) ao cadastro de novos usuários para o Cartão Mumbuca do programa Renda Básica de Cidadania, que oferecerá todo mês um benefício de 130 Mumbucas para cada pessoa inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (Cadúnico) do governo federal.

“Esse programa é de extrema necessidade para garantir igualdade de renda, melhor qualidade de vida e mais cidadania para os moradores da cidade. Serão mais de 20 mil novos usuários o que totalizará em torno de 50 mil beneficiários, um terço da população da cidade”, afirmou o secretário de Economia Solidária, Diego Zeidan, acrescentando que o prazo para o cadastramento segue até o dia 27/11, em 34 escolas nos quatro distritos do município (região central, Inoã, Itaipuaçu e Ponta Negra). O programa movimenta o comércio local, gera emprego e traz dinamismo econômico para a cidade”, acrescenta o secretário. 

Desempregada há pouco tempo, Janaína Ferreira de Souza, de 39 anos, moradora da Mumbuca, compareceu na E.M. Carlos Magno Legentil de Mattos, juntamente com sua filha Fernanda Souza da Conceição, de 18 anos, e sua neta Mariah Helena Souza Gonçalves, de apenas dois meses. “Por conta da gestação, minha filha não está trabalhando e estamos vivendo da venda dos meus bolos. Esse cartão será uma grande ajuda principalmente para comprar fraldas, frutas e o que minha neta precisar”, ressaltou Janaína.

A moradora do Bosque Fundo, Teresa Humberta Pires, de 64 anos, esteve na E. M. Profº Darcy Ribeiro, em Inoã, para apresentar seus documentos. “Esse benefício me ajudará muito. Ganho, em média, um salário mínimo e mal consigo arcar com minhas despesas. Então, esse benefício será muito bem-vindo”, frisou.

Com uma renda de um salário mínimo por mês, fruto de um benefício do INSS, Sebastião Estevam de Paula, de 66 anos, morador do Recanto de Itaipuaçu enxerga o Cartão Mumbuca como uma grande ajuda para o seu sustento. “O que ganho mal consigo me alimentar e ainda tenho que comprar muitos remédios todo mês. Com esse benefício poderei ter uma folga para me alimentar melhor”, frisou Sebastião que fez o cadastramento na E. M. João Monteiro, em Itaipuaçu.   

Tatiane Amorim, de 30 anos, moradora de Cordeirinho, recebe um salário mínimo por mês e gasta R$ 350 com aluguel, além das contas de água, luz e as despesas com Sofia Vitória da Silva, de um mês de vida. “Não podia perder essa oportunidade. Preciso muito que tudo dê certo com meu cadastro. Esse benefício nos ampara e nos dá mais segurança”, declarou Tatiane que se inscreveu na E. M. Lúcio Thomé Guerra Feteira.

Para a moradora do Barroco, em Itaipuaçu, Andreia de Siqueira Castro, de 50 anos, o Cartão Mumbuca ajuda a complementar sua renda. “Não tenho uma renda fixa. Trabalho com artesanato, então esse cartão é fundamental e auxiliar muito no meu dia a dia. Hoje o mínimo é muito”, destacou.

Vale destacar que quem já recebe o benefício do Cartão Mumbuca não precisa participar do novo cadastro. E somente serão cadastradas pessoas que passarem pela triagem e preencherem os pré-requisitos do programa.

Para se cadastrar é necessário ter a inscrição atualizada até 30 de setembro de 2019 no Cadastro Único (Cadúnico) feito em um CRAS no município e ser morador de Maricá há, no mínimo, três anos. No ato da inscrição deverão ser apresentados os seguintes documentos: Número de inscrição – NIS; comprovante de residência atualizado e comprovante de residência que prove moradia em Maricá há no mínimo três anos.

 

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here