Em homenagem ao Dia da Consciência Negra (20/11), os alunos da E. M. Pindobas realizaram nesta terça-feira (19/11) a culminância do projeto “Um Passeio pelo Nordeste”.

A diretora geral da unidade, Josiany Mendonça da Costa, falou sobre o projeto escolar que, nesse último trimestre, trabalhou a região Nordeste com foco na questão racial. “Buscamos formar cidadãos conscientes que tenham respeito ao próximo e levem isso para vida. Esse projeto envolveu todas as disciplinas como história, português, geografia, entre outras. Hoje, os alunos apresentam o que aprenderam e assimilaram durante esse período”, destacou. A unidade atende 126 alunos do Pré I ao quinto ano.

Desde o cardápio da merenda (carne seca com aipim, cuscuz salgado e, como sobremesa, cuscuz doce), o dia letivo foi voltado para abordar as riquezas da região. Apresentação de xotes, capoeira, de estampas africanas, de poemas sobre resistência, dança do coco, contação de histórias sobre as bonecas abayomis e exposição de cordéis inspirados em Zumbi dos Palmares foram algumas das atividades desenvolvidas.

A aluna do quinto ano, Sâmya Amorim, de 10 anos, adorou participar. “Foi muito bom aprender mais sobre o Nordeste e conhecer as histórias e figuras africanas”, ressaltou a aluna. O aluno do quarto ano, Miguel Brito, de nove anos, achou muito importante. “Sou curioso, pesquisei, li e adorei escrever sobre resistência. A cultura do nordeste é muito rica”, enfatizou.

Já para aluna do quarto ano, Vitória Fagundes, de 11 anos, o trabalho foi fundamental por explorar a questão da igualdade de direitos. “Temos que respeitar a cor da pele dos outros; não nos importamos com a religião que o outro segue. Só assim teremos um mundo melhor. Pena que  ainda tem muita gente que não pensa assim”, explicou a aluna.

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