Formatura dos aprovados do EMCCEF

Oferecido desde 2018 pela Prefeitura de Maricá, através das secretarias de Relações Institucionais, Educação e Economia Solidária, o curso preparatório para o Exame de Certificação de Competências de Jovens e Adultos, Pré-Encceja, será premiado a partir das 18h desta quinta-feira (14/11), no Salão Nobre do Instituto de Filosofia, História e Ciências Sociais (IFCS), da UFRJ.

A homenagem faz parte da 1ª edição do Prêmio Paulo Freire, onde a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) selecionou 86 iniciativas nas categorias projeto político-pedagógico; experiência com alunos do Ensino Fundamental; Educação Especial; Educação de Jovens e Adultos; Ensino Médio, Pós-Médio, Técnico ou Profissionalizante; do Ensino Superior; do Ensino à Distância; de experiência pedagógica na área de Inovação, Ciência e Tecnologia; e de Experiência Pedagógica na Educação do Campo.

O Prêmio é uma homenagem a Paulo Freire, criador da “Pedagogia da Libertação”, referência mundial da área pedagógica e atual patrono da educação brasileira.

“Fomos selecionados na modalidade ‘Educação de Jovens e Adultos’, fiquei muito feliz. Somos fãs do Paulo Freire, usamos a frase dele no certificado, e nosso lema é: Nunca é tarde para voltar a estudar”, afirmou a coordenadora geral do Pré-Encceja, Carol Souza.

De acordo com Carol, o projeto,  que tem a coordenação pedagógica do professor William Campos, nasceu dentro dos condomínios do programa Minha Casa Minha Vida de Itaipuaçu e de Inoã, ganhou força, e agora conta com polos também no Centro e na Chácara de Inoã.

“Neste ano, que foi o segundo ano do Pré-Encceja, tivemos 1.048 inscritos, o que foi uma surpresa, porque a expectativa era a de chegarmos a 300 alunos. Estamos propondo uma transformação para o projeto em 2020, com mais aulas e melhor estrutura. Já estou muito animada, porque em 2018 conseguimos aprovar 59 alunos dentro de um grupo formado por 80, e a expectativa deste ano é de, pelo menos, 200 aprovados”, destacou Carol.

Hoje aluna do Pré-Enem Popular, Eliana Feitosa dos Santos (47 anos) trabalha atualmente como faxineira, na certeza de que em breve mudará ainda mais a sua vida. “Amei todo o curso, o esforço dos professores no dia a dia, parecia que eles que queriam passar na prova. Fiz a prova do ensino fundamental, fiz a prova do ensino médio, e agora faço parte do Pré-Enem, tenho aulas todos os sábados e quero fazer psicologia ou assistência social”, contou a moradora de Itaipuaçu.

Em preparação para o Enem do ano que vem, a aluna Madalena da Silva Elizeu (49 anos), também elogiou o programa. “O Pré-Encceja é incrível, sempre indico para outras pessoas, porque para mim foi muito bom. Antes de conhecer o projeto, eu sempre pensava em voltar a estudar, mas ficava adiando, estava muito difícil. Foi um projeto que me ajudou muito, se eu pudesse faria para sempre”, divertiu-se a moradora de Inoã ao lembrar.

Aguardando o resultado da prova, que sai em dezembro, o aluno José Alisson Gomes da Silva (24 anos) falou sobre suas expectativas e sobre a importância. “O Pré-Encceja me ajudou bastante, estava há muito tempo sem estudar, e as aulas foram essenciais para ter segurança na hora da prova. A premiação é muito merecida, porque esse projeto mudou a minha vida e a de muitas pessoas”, disse Alisson, que mora em Ponta Negra.

Deixe uma resposta

Please enter your comment!
Please enter your name here