A Prefeitura iniciou nesta quarta-feira (13/11) a demolição da antiga ponte sobre o Canal da Costa que fica na altura da Rua Douglas Marques Rienti (antiga Rua 83), em Itaipuaçu. A derrubada da estrutura principal, que estava no local havia cerca de 30 anos, foi realizada com a ajuda de uma britadeira mecânica, que retirou ainda os pilares de sustentação nas águas do canal. Na semana passada, foi montada uma ponte provisória para os pedestres atravessarem.

Na segunda etapa, o material antigo será retirado e haverá o desassoreamento do leito do curso d’água. Em seguida, começa a montagem da nova peça viária, que será semelhante à que foi erguida na Avenida Zumbi dos Palmares (antiga Avenida Um), próximo ao Barroco. Com 10 metros de largura e 37 de extensão, ela terá bases de concreto de ambos os lados, vigas pré-moldadas e guarda-corpos nas laterais, além de duas faixas de rolamento para veículos. Além disso, a nova estrutura terá um mecanismo que vai permitir a passagem de embarcações.

De acordo com o diretor de obras indiretas da Autarquia de Serviços de Obras de Maricá (Somar), peças pré-moldadas da nova ponte já estão sendo fabricadas, o que deve acelerar sua montagem no local. “Normalmente uma obra dessas costuma durar uns seis meses, mas hoje nossa intenção é trabalhar para que ela esteja pronta antes do Carnaval, o que vai dar mais mobilidade numa época de muito movimento”, avaliou o engenheiro civil Jorge Heleno Silva, antecipando que os trechos na altura das ruas 53, 70 e 116 deverão ser os próximos a ter pontes como esta.

A movimentação na altura da Rua 83 atraiu muitos curiosos ao local, a maioria deles bastante satisfeita com a intervenção. “Melhorias são sempre bem-vindas, creio que tinha mesmo de fazer isso”, afirmou a síndica Alessandra Soares, de 39 anos, que mora em Niterói e visita os pais no Jardim Atlântico.

Quem também registrava o momento era o bancário aposentado Johatam Jovita. Aos 76 anos e morando no bairro há quase 40, ele conta que ajudou a construir a ponte que agora está sendo trocada. “Foi mais ou menos no fim da década de 1980, quando só havia uma ‘pinguela’ de madeira aqui. Nós éramos da antiga Associação de Moradores da Praia do Francês e cada um colaborou como pôde, com dinheiro ou trabalho.

Desta forma, erguemos também os postos de saúde (o Santa Rita, hoje unidade 24 horas) e a escola (E.M. Marquês de Maricá)”, revelou Johatam, ao observar o crescimento por que Maricá passa. “O progresso no município só aumentou nos últimos dez anos e isto aqui é uma prova, com a Prefeitura melhorando o que construímos”, ressaltou. A antiga ponte foi interditada aos veículos no dia 29 de maio após um colapso em sua estrutura, devido ao intenso movimento de veículos de passeio e pesados.