Foto: Marcos Fabricio

A Secretaria da Cidade Sustentável em parceria com a Enel realizou no último domingo (10/11) um mutirão de poda de árvores nas principais vias da cidade. A ação aconteceu na Avenida Ivan Mundin, no Boqueirão; na Avenida Roberto Silveira, no Flamengo; na Estrada Velha de Maricá,  na Mumbuca; na Rua Abreu Rangel, no Centro; na Rua Álvares de Castro, no Centro; na Rua Ari Spíndola, no Flamengo; na Rua Clímaco Pereira, no Centro; na Rua Nossa Senhora do Amparo, no Centro e na Rua Ribeiro de Almeida, também no Centro.

De acordo com a responsável pelo setor de poda e corte da pasta, Daniele Passos, a parceria firmada há cerca de um mês surgiu após a constatação de que alguns galhos de árvores de grande porte encostavam na rede elétrica de alta tensão.

Nestes casos, cabe a Enel a responsabilidade da execução do serviço de manutenção. A Prefeitura ficou encarregada de identificar, junto com a empresa,  os pontos críticos.

“Foi feito um levantamento e de imediato começamos essa ação pelo Centro. No entanto, vamos continuar fazendo essa manutenção por toda a cidade”, assegurou.

“Estamos nos aproximando do verão, época em que há muita chuva com ventos fortes. Por isso, trabalhamos em parceria para evitarmos essa situação”, concluiu.

Quem passava pela rua, acompanhava o trabalho executado pela equipe, como foi o caso do pedreiro Geraldo José Chagas de Abreu, de 53 anos. “É uma boa, pois a cidade fica mais organizada e bonita”, disse.

Passando pela Avenida Vereador Francisco Sabino da Costa, no Centro, a auxiliar de serviços gerais, Elizângela Marques, de 43 anos, achou importante a manutenção. “Tem que manter podada mesmo para não fazer estrago quando chove e tem aquela ventania”, colocou.

Em outro ponto da cidade, no Flamengo, o professor de educação física, Daniel Domingos, conhecido como Kanu, também avaliou como necessária a ação.

“Às vezes a árvore pega no fio. Ultimamente tem tido uns problemas de pico de energia e esses galhos grandes podem ser o motivo para isso. Além de ficar mais apresentável, já que Flamengo é um bairro bacana”, pontuou.

Para a execução do serviço, a pasta contou com 9 caminhões e um triturador, maquinário adquirido recentemente pela Secretaria da Cidade Sustentável.